Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Presidente da Codevasf recebe irrigantes do Projeto Pirapora
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf recebe irrigantes do Projeto Pirapora

Irrigantes da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais, foram recebidos na manhã desta quarta (26) pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, junto com o Diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, José Solon Braga, em Brasilia. Eles conversaram sobre a possibilidade de expansão e de autonomia do projeto, que é gerido pela Companhia mas já apresenta contornos de autossustentabilidade.
publicado: 26/09/2012 17h46, última modificação: 06/10/2023 17h10

     

Irrigantes da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (26) pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, junto com o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, José Solon Braga, em Brasília. Eles conversaram sobre a possibilidade de expansão e de autonomia do projeto, que é gerido pela Companhia mas já apresenta contornos de autossustentabilidade.

O Projeto Pirapora reúne 33 irrigantes, todos médios produtores, em 700 hectares irrigados – mas a área irrigável totaliza 1.250 hectares. O destaque da produção são as frutas, especialmente a banana (410 hectares), os citros (tangerina e laranja, 250 hectares) e a uva (113 hectares), que atraem inclusive a atenção daqueles que visitam o município. Em 2011, a produção alcançou mais de 18 mil toneladas e R$ 20 milhões em valor bruto.

Para expandir a produção, os irrigantes desejam um novo sistema de bombeamento, que tornaria possível a ocupação dos hectares ociosos e a consequente autonomia do projeto. Elmo Vaz antecipou ao grupo que empenhará esforços para viabilizar o pleito com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).