Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Prêmio de Originalidade
conteúdo

Notícias

Prêmio de Originalidade

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, numa parceria com a Emater/MG, recebeu o Prêmio de Originalidade com a peça “Fruteira Ecológica”, confeccionada pela artesã Maria Aparecida de Oliveira, da Associação Comunitária Rural São Francisco de Assis - Projeto Jaíba. A peça foi confeccionada com fibras de bananeira e moldada com sucata de ventilador
publicado: 20/07/2007 10h39, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, numa parceria com a Emater/MG, recebeu recentemente o Prêmio de Originalidade com a peça "Fruteira Ecológica", confeccionada pela artesã Maria Aparecida de Oliveira, membro da Associação Comunitária Rural São Francisco de Assis - Projeto Jaíba. A peça premiada foi confeccionada com fibras de bananeira e moldada com sucata de ventilador. Ao todo, 72 trabalhos concorreram ao prêmio.

A premiação aconteceu durante a 2ª Olimpíada Mineira de Artesanato Rural, realizada em Araxá (MG), promovida pelo Estado de Minas Gerais e a Emater/MG. O evento faz parte da 4ª Feira Estadual da Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural de Minas Gerais.

A Associação da qual a vencedora faz parte é composta por mulheres e jovens que há cerca de quatro anos desenvolvem, aperfeiçoam e comercializam trabalhos artesanais confeccionados com fibra da bananeira. A matéria-prima, abundante no Projeto Jaíba, agrega valor ao produto com idéias sociais inovadoras e economicamente viáveis.

O objetivo da olimpíada é valorizar a identidade histórico-cultural do artesanato mineiro, bem como mostrar e divulgar ações bem-sucedidas e experiências que contribuem para a inserção de jovens e mulheres no mercado de produtos de agroindústria artesanal e artesanato. A atividade é uma das mais tradicionais da região e com alto potencial de geração e complementação de renda para as famílias menos favorecidas

Segundo Marisa Cordeiro, coordenadora executiva do Projeto Amanhã, "é motivo de grande orgulho e importância a conquista de mais um valioso prêmio, pois valoriza atividades coletivas organizadas desenvolvidas por grupos de jovens e mulheres, além de proporcionar uma grande visibilidade ao trabalho da Codevasf na área".