Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Parceria em prol do semi-árido
conteúdo

Notícias

Parceria em prol do semi-árido

Diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo, e técnicos da Companhia reuniuram-se com César Medeiros, diretor do Departamento de Gestão Integrada de Política, do MDS, para discutir parcerias
publicado: 17/04/2007 10h18, última modificação: 06/10/2023 17h08

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, acompanhado de técnicos da Companhia, reuniu-se com César Medeiros, diretor do Departamento de Gestão Integrada de Política, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para discutir parcerias no Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.

"Esse encontro teve o objetivo de efetivarmos parcerias com o MDS e a ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro). A nossa proposta é entrar com recursos referentes a R$ 10 milhões para construção de cisternas de captação de água de chuva para este ano, resultando em aproximadamente 14 mil unidades, além de estender ações voltadas para revitalização do Parnaíba", explica Jonas Paulo.

Durante a reunião foi discutido, também, o direcionamento de investimentos para intervenções de outras tecnologias de convivência com o semi-árido e de uso racional de recursos hídricos, como barragens e cisternas subterrâneas, bomba d’água popular, mandalas e outras tecnologias de alcance popular desenvolvidas pela ASA e Ongs, com apoio da Igreja Católica e organizações de movimento social no campo.

A Codevasf, em discussões sobre o Programa de Revitalização na Sala de Situação na Casa Civil, foi autorizada a operar na inclusão das cisternas de captação de água de chuva na região. Até o ano passado foram construídas 7,2 mil cisternas. Para este ano, a meta é construir mais 14 mil unidades com a parceria a ser formalizada.