Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Novos investimentos da Codevasf vão beneficiar produtores familiares do semiárido piauiense
conteúdo

Notícias

Novos investimentos da Codevasf vão beneficiar produtores familiares do semiárido piauiense

Cerca de 2,8 mil apicultores piauienses terão condições de incrementar a produção de mel com os kits produtivos de apicultura que receberão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional.
publicado: 01/08/2013 11h55, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de 2,8 mil apicultores piauienses terão condições de incrementar a produção de mel com os kits produtivos de apicultura que receberão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional.

Os documentos que garantem a aquisição do material – equipamentos, indumentárias e insumos, em módulos individuais e coletivos – serão assinados nesta sexta-feira (2), às 9 h, no Instituto Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi), em Picos (PI) – ocasião em que também será autorizada, pela Codevasf, a licitação para o início das obras do projeto Torrões, que beneficiará 26 famílias de agricultores de Picos em lotes que vão de 0,5 a 6 hectares.

A aquisição dos kits de apicultura representa um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões no âmbito da inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria. Os 2,8 mil apicultores beneficiados vivem em 82 comunidades de 37 municípios do semiárido piauiense.

“A Codevasf hoje é uma das grandes incentivadoras da apicultura no estado e, com outros parceiros, vem suprindo as necessidades dos produtores de mel no Piauí. A distribuição desses kits de apicultura facilitará o desenvolvimento das atividades por parte das famílias e ajudará na erradicação da pobreza na região, trazendo assim prosperidade para o semiárido piauiense, já que o estado é hoje o segundo maior produto de mel no Brasil, com uma produção em torno de 6 mil toneladas”, disse o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Piauí (Casa Apis), Antônio Leopoldino Filho.

A definição do material apícola a ser adquirido resultou de diversas reuniões realizadas neste ano, nas quais foram mobilizados os parceiros que compõem a cadeia de mel no estado e, a partir daí, levantadas as principais necessidades dos municípios produtores, com suas comunidades e características.

Projeto Torrões

As obras que serão realizadas sob a responsabilidade da Codevasf no projeto Torrões visam suprir à demanda de água dos produtores do local, que possuem uma atividade agrícola voltada principalmente para o plantio de banana e goiaba e que enfrentam dificuldades em razão de a barragem de Bocaina, responsável pelo abastecimento da região, estar operando com menos de 25% de sua capacidade hídrica devido à estiagem que assola o estado do Piauí.

Segundo o gerente regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf no Piauí, Maximiliamo Saraiva Arcoverde, em virtude da redução do reservatório de Bocaina o uso prioritário da água está sendo direcionado para o abastecimento humano e animal, com restrição na produção agrícola. “Por isso o projeto vai adotar uma outra fonte hídrica na região de Torrões, capaz de suplementar sempre que ocorra escassez de água. São poços que darão suporte a produtividade agrícola, de forma que as famílias tenham seu empreendimento agroindustrial viabilizado”, explicou.

A infraestrutura do projeto será composta de nove poços tubulares perfurados e equipados, com profundidade de 120 metros; implantação de 4,5 km de rede de energia com as respectivas subestações para as unidades de bombeamento; infraestrutura com armazenamento para 30m³ composta de dois reservatórios – sendo um de 20m³ e outro de 10m³, ambos com 8,0 metros de elevação; placas de obra e casa de proteção para os painéis das unidades de bombeamento.