Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Missão técnica do Maranhão visita Codevasf e projetos de piscicultura
conteúdo

Notícias

Missão técnica do Maranhão visita Codevasf e projetos de piscicultura

Uma missão composta por nove técnicos e gestores do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), visitou a Superintendência Regional da Codevasf no Piauí com o objetivo de conhecer o trabalho de fortalecimento da aquicultura e pesca desenvolvido pela empresa no estado.
publicado: 12/08/2010 16h39, última modificação: 06/10/2023 17h09

Uma missão composta por nove técnicos e gestores do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), visitou a Superintendência Regional da Codevasf no Piauí com o objetivo de conhecer o trabalho de fortalecimento da aquicultura e pesca desenvolvido pela empresa no estado.

O grupo inicialmente reuniu-se com técnicos da Companhia em Teresina para assistir a uma apresentação das ações desenvolvidas no Vale do Parnaíba e conhecer as propostas de implantação de novos projetos.

No dia seguinte, acompanhada de técnico da Codevasf, a equipe se deslocou ao município de Bocaina, distante cerca de 350 quilômetros da capital, para conhecer a experiência da Cooperativa Aquícola Regional de Picos (Coap). Essa foi uma das primeiras entidades apoiadas pelos projetos de piscicultura em tanques-rede da Codevasf; começou suas atividades com 70 tanques e hoje já possui mais de 450 unidades.

Em seguida, o grupo dirigiu-se à Unidade de Beneficiamento de Pescado construída às margens da barragem de Bocaina e em fase de implantação do processo de gestão. Novamente os visitantes teceram diversos comentários sobre o empreendimento e lançaram questionamentos, os quais foram esclarecidos tanto pelos membros da Coap quanto pela equipe da Codevasf.

A terceira etapa da missão contemplou uma visita a Parnaíba, que fica a 700 quilômetros de Bocaina, objetivando conhecer o projeto de implantação do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros, o Entreposto Pesqueiro e a Unidade de Piscicultura, que foram inaugurados pela Codevasf e hoje têm gestão coordenada pela Embrapa, Prefeitura Municipal de Parnaíba e Universidade Federal do Piauí, respectivamente.