Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Sistema de abastecimento vai levar água tratada a mais de 400 famílias na Bahia
conteúdo

Notícias

Sistema de abastecimento vai levar água tratada a mais de 400 famílias na Bahia

A Codevasf levará água para as torneiras das casas de comunidades do município de Muquém de São Francisco (BA). Cerca de dois mil habitantes, aproximadamente 412 famílias, serão beneficiados pela construção de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA).
publicado: 10/09/2013 11h18, última modificação: 06/10/2023 17h11

A Companhia de Desenvolvimento Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) levará água para as torneiras das casas de comunidades do município de Muquém de São Francisco (BA).

Cerca de dois mil habitantes, de 412 famílias, serão beneficiados pela construção de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), com seis subsistemas de captação de água do rio São Francisco e de seus afluentes que serão tratados em Estações de Tratamento de Água (ETA) e distribuídos para as residências.

O superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão, considera a ação de extrema importância para a comunidade. “A falta de água é o grande problema da população que vive no semiárido. Então, toda obra de abastecimento de água é sempre recebida de forma muito positiva na região”, afirma.

Os recursos são de cerca de R$ 7 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Prevenção). Com essa ação a população de Muquém do São Francisco será atendida com água potável.

Os contratos para a execução das obras já foram assinados com a empresa vencedora da licitação e publicados. A previsão é de que elas iniciem em outubro deste ano. Serão beneficiadas oito localidades baianas: Baraúna, Barreiro da Passagem, Barreiro do Pernambuco, Itain, Mangas, Pedrinhas, Periperi, Quebra Linha.

O gerente Regional de Revitalização da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Edson Rodrigues Marques Junior, explicou que a comunidade não tem água nem em qualidade e nem em quantidade. "São localidades isoladas. Ações como essa são fundamentais, pois vão levar mais qualidade de vida para a população", acrescentou.

Benefícios

Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/11-sistema-de-abastecimento-vai-levar-agua-tratada-a-mais-de-400-familias-na-bahia.mp3