Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Inaugurada Casa APIS, no Piauí
conteúdo

Notícias

Inaugurada Casa APIS, no Piauí

Foi inaugurada, em Picos (PI), a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro - Casa APIS. O empreendimento atenderá diretamente cerca de 1.500 apicultores em 34 Municípios
publicado: 19/09/2007 12h19, última modificação: 06/10/2023 17h09

Foi inaugurada, em Picos (PI), a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro – Casa APIS. O empreendimento atenderá diretamente cerca de 1.500 apicultores em 34 Municípios, e terá a função de agregar 10 cooperativas dos estados do Piauí e Ceará, beneficiando e processando aproximadamente 2.000 toneladas de mel por ano.

Os objetivos da Casa APIS estão em sintonia com as metas do Centro Tecnológico da Apicultura (CTA), ora em implantação. Os dois empreendimentos representam um grande passo na implantação do Pólo Apícola no Município de Picos e na apicultura piauiense como um todo. Enquanto o CTA garantirá a qualidade e a rastreabilidade dos produtos, seja na classificação, sistematização de processos e materiais ou funcionando como agente difusor das tecnologias de manejo e boas práticas de exploraçãoa, a Casa APIS atuará diretamente no processo agroindustrial, beneficiando, envasando e comercializando o mel. Com essas ações será agregado valor ao produto, direto na origem, diminuindo assim a ação dos atravessadores e aumentando a renda dos produtores, principalmente da agricultura familiar.

Na inauguração da Casa APIS, participaram o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; além de prefeitos, secretários e representantes de associações de apicultores, técnicos e instituições de apoio e fomento, tais como a Codevasf, Sebrae, Emater, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e outras instituições.