Notícias
Exposição agropecuária e cultural foi sucesso em Alagoas
Uma multidão estimada em mais de duas mil pessoas prestigiou, no último final de semana, a 5ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento realizado pela Superintendência Regional da Codevasf, na orla do rio São Francisco, em Penedo (AL). Carneiros, Jaramataia, Arapiraca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Penedo e Piaçabuçu foram alguns dos municípios presentes ao evento, que expuseram a arte, a cultura e a agropecuária de suas cidades. Diversas instituições dos municípios do Vale do São Francisco alagoano também estiveram presentes ao evento como expositores. Ao todo, foram 26 estandes. Para a realização do evento, a Codevasf contou com o apoio das prefeituras de Penedo e Piaçabuçu.
Com o tema “Rio São Francisco: educar o homem para revitalizar”, a programação do evento foi direcionada para reflexão dos visitantes acerca das ações de revitalização promovidas pela Codevasf. Para isso, além da estrutura de exposição e das apresentações culturais, foram montadas atividades transversais, como oficinas de sucata e sabão, a partir das ações do programa de Educação Ambiental (PEA/AL) desenvolvidas pela Companhia no âmbito Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
SUCESSO DE PÚBLICO
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, o público visitante superou as expectativas. “Esperávamos um grande número de visitantes. Mas o que vimos foi uma surpreendente multidão”, declarou. Ele destacou o grande número de estudantes, que percorreram os estandes realizando pesquisas sobre a cultura e a agropecuária dos municípios do vale do São Francisco alagoano. “Foi uma satisfação extrema ver os estudantes buscarem informações sobre artesanato, piscicultura, revitalização do rio São Francisco. Com certeza conseguimos lançar uma semente nesta geração para que conheçam as potencialidades de nossa região, explicou Antônio Nélson.
Entre os estudantes estavam Áurea do Nascimento, Telvânio Santos, Vilma Pereira e Lucia Nascimento, estudantes do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Segundo Áurea, diversos professores aproveitaram o tema da exposição para pedir que os estudantes realizassem pesquisas no local do evento sobre os temas expostos. “Fiz visita em todos os estantes e já estou pensando em como vou apresentar para os professores tudo o que vi aqui. Pretendo fazer uma redação para a disciplina de português”, afirmou a estudante.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
As apresentações culturais movimentaram os dois dias de exposição. Entre as atrações, destacam-se a banda de pífano do bairro Santo Antônio de Penedo; apresentação do Coral de Flauta de Batalha; desfile ecológico de estudantes de Batalha e Igreja Nova; teatro de fantoches sobre a revitalização do São Francisco e seus afluentes; show de bandas locais; danças típicas; leitura de cordel, entre outras.