Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Entidade que recupera dependentes químicos recebe kits da Codevasf
conteúdo

Notícias

Entidade que recupera dependentes químicos recebe kits da Codevasf

A Comunidade Terapêutica Vida Nova, localizada na rodovia entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga, região do Médio São Francisco baiano, recebeu da Codevasf mais materiais voltados para a ocupação e profissionalização de seus internos. Desta vez, a Companhia doou dois kits de irrigação que serão instalados em áreas de 600 metros quadrados e 1 hectare e utilizados na chamada “laborterapia”, realizada em uma horta da instituição.
publicado: 01/07/2013 11h24, última modificação: 06/10/2023 17h11

A Comunidade Terapêutica Vida Nova, localizada na rodovia entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga, região do Médio São Francisco baiano, recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) mais materiais voltados para a ocupação e profissionalização de seus internos. Desta vez, a Companhia doou dois kits de irrigação que serão instalados em áreas de 600 metros quadrados e 1 hectare e utilizados na chamada “laborterapia”, realizada em uma horta da instituição.

“O apoio da Codevasf é muito relevante, porque foca num trabalho valioso que é o de recuperação do ser humano. O trabalho na horta é importante para trabalhar a paciência, a serenidade, em contraponto com a ansiedade causada pelo vício; e a produção ainda será usada para a própria alimentação deles”, diz o presidente do centro de recuperação, José Alves dos Santos.

A Comunidade Terapêutica Vida Nova realiza um trabalho voltado para a desintoxicação e ressocialização de dependentes químicos, que ficam internados em turmas de até 30 pessoas, comumente renovadas a cada sete meses. Os internos são pacientes que sofrem com problemas causados pelo vício em álcool, tóxicos, psicotrópicos e outras substâncias nocivas à saúde. A entidade já havia recebido da Codevasf uma caixa d´água com capacidade de dez mil litros e uma tubulação que leva a água do poço da comunidade para a horta. A doação dos kits de irrigação marcou a passagem do Dia Internacional de Combate às Drogas – 26 de junho.

No município de Irecê (BA), também na área de atuação da 2ª Superintendência Regional, a Codevasf apoia outra iniciativa semelhante: a Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, que conta atualmente com 32 internos. “A ocupação diária dos internos voluntários faz parte do tratamento, e a Codevasf vem colaborando na geração de atividades para eles, com ações como a doação de 10 mil alevinos de tilápia e de dois kits de irrigação. Os internos alimentam diariamente os peixes que estão em um tanque de engorda e ficam atentos ao desenvolvimento deles, à necessidade de tratamento e à troca da água. As atividades preenchem o dia a dia dos dependentes químicos, afastando-os do vício e de uma recaída”, diz Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

De acordo com Barbosa, para melhorar a infraestrutura e o atendimento da comunidade, foram doados pela Companhia um veículo e um computador. “Em breve, a comunidade deverá ainda receber um kit de apicultura, com o qual os internos aprenderão a trabalhar com abelhas e extrair delas o seu sustento”, acrescenta ele.

Foto: Cássio Moreira / Codevasf