Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Dia de campo sobre cultura da palma forrageira em Guanambi (BA)
conteúdo

Notícias

Dia de campo sobre cultura da palma forrageira em Guanambi (BA)

O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão, participou de um dia de campo sobre estratégias para o cultivo da palma forrageira no último sábado (05), em Guanambi (BA). Ele esteve acompanhado do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Sebastião Edson Moura, e do diretor do Campus Guanambi, Carlos Elízio Cotrim.
publicado: 08/05/2012 15h33, última modificação: 06/10/2023 17h10

O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão, participou de um dia de campo sobre estratégias para o cultivo da palma forrageira no último sábado (05), em Guanambi (BA). Ele esteve acompanhado do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Sebastião Edson Moura, e do diretor do Campus Guanambi, Carlos Elízio Cotrim. Na programação, foram abordados diversos temas relevantes sobre a palma forrageira, a exemplo de novos espaçamentos e tratos culturais para a região, bem como o uso daquela cultura na alimentação humana.

Para Lourival Gusmão, eventos dessa natureza auxiliam os pequenos produtores na convivência com a região semiárida, onde, segundo ele, “novidade é a chuva, e não a seca”. Ele parabenizou o corpo docente do IF Baiano pelos serviços prestados a toda a região, incentivando os alunos “a estudarem e a cuidarem bem do Semiárido, patrimônio nordestino e nossa casa”.

O superintendente da Codevasf informou, ainda, que a Companhia, através de processo específico, doou ao IF Baiano cerca de 600 hectares de terras no Perímetro Irrigado de Estreito, visando ao desenvolvimento da pesquisa e extensão daquele Instituto, bem como à realização futura de cursos voltados aos produtores locais.

O IF Baiano localizado em Guanambi atua na habilitação de técnicos para ingresso no mercado de trabalho (Técnico em Agricultura, Agropecuária, Agroindústria, Zootecnia e Informática e Bacharelado em Engenharia Agronômica, Química e Tecnologia em Agroindústria). A instituição também presta assessoria técnica aos produtores e contribui para a melhoria de produtos da região com a realização de pesquisas e atividades de extensão.

O dia de campo teve o apoio da Codevasf e contou com a presença do gestor da Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da Companhia em Bom Jesus da Lapa, Antonio Carlos Monteiro, e do chefe do Escritório de Apoio Técnico de Guanambi, Hudson Faria.

Também participaram da atividade alunos do IF Baiano, diversos representantes de organizações públicas e privadas e produtores regionais, além de produtores rurais dos Perímetros Irrigados de Estreito e Ceraíma, que buscam alternativas de produção para os seus empreendimentos.