Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Desenvolvimento Participativo
conteúdo

Notícias

Desenvolvimento Participativo

Durante o Seminário "Planejamento do Desenvolvimento Territorial do Estado de Sergipe", a Codevasf assina Protocolo de Intenções para elaborar e implementar o Plano Desenvolvimento Participativo e Regionalizado do estado
publicado: 06/02/2007 16h57, última modificação: 06/10/2023 17h07

Dando início ao processo de interiorização do crescimento econômico e de construção de um círculo virtuoso de desenvolvimento sustentável em Sergipe, foi aberto hoje o Seminário "Planejamento do Desenvolvimento Territorial do Estado de Sergipe", promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento – Seplan.

O evento, que acontece de 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Convenções de Sergipe, contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda Chagas, parlamentares, prefeitos e de expressivas instituições do cenário nacional, como a Codevasf, Banco do Brasil, Adene, Petrobras, Caixa Econômica Federal, IBGE, Banco do Nordeste, Incra, BNDES, UFS, Banese, a Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Regionais, do Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Segundo o governador Marcelo Déda, em discurso de abertura do evento, os trabalhos de planejamento do desenvolvimento em Sergipe serão implementados por meio da regionalização do Estado, de forma participativa, integrada e, sobretudo, respeitando as peculiaridades econômicas, sociais, culturais, ambientais e organizativas dos diferentes territórios.

Para que o planejamento, nos moldes pretendidos, seja uma realidade, várias etapas serão seguidas, como a capacitação da equipe técnica e o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. O primeiro passo nesse sentido foi dado ainda na solenidade de abertura, por meio da assinatura do Protocolo de Intenções de Cooperção Técnica visando à elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Participativo e Regionalizado de Sergipe, do qual a Codevasf faz parte.

Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Viana Filho, que assume a Superintendência Regional em Sergipe na próxima sexta-feira, dia 9, caberá à Codevasf disponibilizar informações, assegurar a participação de pessoal especializado, apoiar a implementação das ações identificadas no Plano e cooperar no acompanhamento da execução das mesmas.

Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, que coordena o evento, "com esta iniciativa o governo pretende retomar o planejamento do desenvolvimento de Sergipe numa perspectiva contemporânea de planejamento estratégico". Ela enfatizou que "a idéia é elaborar um modelo de planejamento do desenvolvimento do Estado que busque a eficiência, a eficácia e a efetividade na aplicação dos recursos públicos. O grande desafio é aproximar o Estado dos cidadãos, incluir os indivíduos e grupos, de forma eqüitativa, na geração e apropriação dos recursos estaduais e construir um Estado capaz de garantir a universalização e proteção dos direitos de cidadania".

A expectativa da Secretária é que esse processo de planejamento contribua sensivelmente para melhoria dos indicadores econômicos e sociais de Sergipe na promoção do seu desenvolvimento sustentável com inclusão social.

A programação estabelecida inclui palestras de renomados consultores, autoridades, gestores públicos, especialistas e técnicos setoriais, possibilitando a troca de experiências e o contato com instrumentos de planejamento territorial que estão sendo implementados na região Nordeste, no Brasil e governo da Itália. Nesse contexto, a Codevasf compartilha sua experiência com a palestra "Planejamento Territorial do Vale do Parnaíba", proferida pelo técnico Vamberto Barbosa Brás, da 7ª Superintendência Regional sediada em Teresina (PI).