Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Curso de patologia na piscicultura
conteúdo

Notícias

Curso de patologia na piscicultura

O Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (Ceraqua/SF) realizou o curso de Manejo Sanitário e de Enfermidades na Piscicultura
publicado: 17/09/2007 13h36, última modificação: 06/10/2023 17h09


O Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (Ceraqua/SF) realizou o curso de Manejo Sanitário e de Enfermidades na Piscicultura nos dias 13 e 14 de setembro, em Porto Real do Colégio (AL). O treinamento foi coordenado pelo professor Maurício Laterça Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em ictiopatologia e ictioparasitologia.

Participaram do curso engenheiros de pesca e biólogos da Codevasf de Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Brasília. Além de especialistas e pesquisadores em aqüicultura da Embrapa, professores do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A capacitação desses técnicos teve como objetivo o treinamento em patologia e parasitos de peixes de água doce, visando fortalecer as ações de desenvolvimento e de boas práticas de manejo em piscicultura no baixo São Francisco.

A programação contou com atividades teóricas e práticas sobre manejo sanitário, principais parasitos que ocorrem na piscicultura, controle e tratamentos de enfermidades, preparação de equipamentos e materiais laboratoriais para o diagnóstico de patógenos e tratamento das principais doenças em peixes, cujas técnicas servirão para a implementação de futuros serviços aqüaculturais a serem prestados pelo Ceraqua/SF ao setor produtivo.