Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Curso de capacitação
conteúdo

Notícias

Curso de capacitação

Entre os dias 8 e 10 de maio, a Codevasf promove o 1º Curso de Capacitação em Piscicultura para técnicos da Emater, na cidade de Janaúba, Minas Gerais
publicado: 07/05/2007 08h31, última modificação: 06/10/2023 17h08


Entre os dias 8 e 10 de maio, a Codevasf promove o 1º Curso de Capacitação em Piscicultura para técnicos da Emater, na cidade de Janaúba, Minas Gerais. O curso faz parte de uma parceria entre a Companhia e a Emater de Minas, para prestação de serviços de assistência técnica e capacitação dos pequenos produtores rurais e jovens de 16 a 24 anos do Projeto Amanhã nas áreas de apicultura e piscicultura. Após a capacitação, os extencionistas da Empresa Mineira, irão atender 35 núcleos dos Arranjos Produtivos Locais – APL’s e do Projeto  Amanhã, implantados em 25 municípios do norte de Minas, beneficiando aproximadamente 400 famílias de pequenos produtores. O convênio formalizando essa parceria, no valor de R$ 40 mil, deverá será assinado ainda este mês.

Nesse primeiro curso, o enfoque será em questões técnicas de produção e beneficiamento do pescado, além do licenciamento ambiental para projetos de piscicultura. Segundo Alex Douglas Demier, chefe da unidade de arranjos produtivos da Codevasf em Minas Gerais, serão ministradas palestras sobre o panorama da piscicultura mundial, nacional e regional; as vantagens da criação de peixes em tanque-rede; a identificação de ambientes apropriados para implantação de projetos de tanque-rede; conhecimentos básicos dos parâmetros químicos, biológicos e zootécnicos ideais para o cultivo do peixe, principalmente a tilápia. Antonio Tessitore, técnico do IEF, fará palestra sobre as principais doenças e parasitas que atacam os peixes em tanque-rede e, a relação entre saúde, meio ambiente e manejo.

O curso prevê ainda atividades práticas como manejos rotineiros da piscicultura em tanque-rede e a apresentação de técnicas de processamento do pescado, na Estação de Piscicultura do Gorutuba.

Serviço:

1º Curso de Capacitação em Piscicultura

Data: de 8 a 10 de maio de 2007

Local: Estação de Piscicultura do Vale do Gorutuba

Horário: abertura às 7h30