Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Curso de agricultura orgânica em Sergipe
conteúdo

Notícias

Curso de agricultura orgânica em Sergipe

Os produtores do povoado Lagoa das Areias, no município de Monte Alegre em Sergipe, que participam do curso de agricultura orgânica realizado pela Codevasf no âmbito do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma unidade do programa em pleno funcionamento na área do Projeto Amanhã, no perímetro de irrigação Betume, localizado entre os municípios de Ilha das Flores, Neópolis e Pacatuba.
publicado: 08/09/2010 15h49, última modificação: 06/10/2023 17h09

Os produtores do povoado Lagoa das Areias, no município de Monte Alegre em Sergipe, que participam do curso de agricultura orgânica realizado pela Codevasf no âmbito do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma unidade do programa em pleno funcionamento na área do Projeto Amanhã, no perímetro de irrigação Betume, localizado entre os municípios de Ilha das Flores, Neópolis e Pacatuba. O PAIS é um sistema de produção que traz segurança alimentar e nutricional com alimentação de qualidade, além de oportunidades, trabalho e renda no campo, em parceria da Codevasf com Secretaria de Programas Regionais, do Ministério da Integração Nacional, e Sebrae.

A visita à unidade do PAIS faz parte da aula prática do curso, cujo conteúdo teórico inclui temas como agricultura alternativa, solo, nutrição de plantas, boas práticas agrícolas, entre outros. Segundo a técnica da Codevasf, Valdirene Nascimento Cruz, o objetivo do curso é atender às expectativa do grupo quanto à verificação do correto funcionamento do sistema de produção. “Nesse sentido, o instrutor busca conduzir os participantes de tal forma que, ao final do treinamento, ele consiga atender às suas expectativas no que se refere a ampliação do conhecimento sobre os princípios agroecológicos, que considera a boa relação entre o homem e o meio ambiente”, explica.

As capacitações estão acontecendo semanalmente, atendendo a pequenos grupos oriundos de diversas localidades do sertão sergipano. A proposta é de que todos os beneficiados com o PAIS no estado participem do curso. O primeiro grupo a ser capacitado foi o do Assentamento Barra da Onça,  município de Poço Redondo. Segundo o cronograma de trabalho, o próximo será do povoado Ilha do Ouro, município de Porto da Folha. Para realização dos treinamentos, a Codevasf conta com a parceria das prefeituras municipais e de empresas que atuam na região, como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro.