Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Criada a Secretaria Nacional de Irrigação
conteúdo

Notícias

Criada a Secretaria Nacional de Irrigação

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou, na última quinta-feira (05), os detalhes da criação da Secretaria Nacional de Irrigação, durante entrevista coletiva na 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
publicado: 09/05/2011 16h54, última modificação: 06/10/2023 17h09

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou, na última quinta-feira (05), os detalhes da criação da Secretaria Nacional de Irrigação, durante entrevista coletiva na 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). O Decreto Presidencial de criação da nova Secretaria foi publicado no Diário Oficial da União, também na quinta-feira, além de outras alterações na estrutura organizacional do MI, com criação de novas secretarias e departamentos e extinção, incorporação ou modificações de outro. Durante o evento, o ministro esteve acompanhado de diversas autoridades, entre elas o presidente interino da Codevasf, Clementino Coelho, e o assessor especial do MI, Ramon Flávio Gomes Rodrigues.

Segundo o Decreto Presidencial, a atribuição da Secretaria Nacional de Irrigação é configurar um sistema de gestão para a agricultura irrigada, articulando os vários órgãos que interagem no setor, apoiando sobremaneira a iniciativa privada e otimizando as áreas públicas como instrumentos de desenvolvimento de regiões menos favorecidas. Além disso, promover a irrigação como instrumento de eficiência na produção agrícola e erradicar a pobreza com a geração de emprego e renda.

Uma das metas da nova secretaria é colocar em plena produção no setor público uma área total de 200 mil hectares. Outra proposta é agilizar medidas para uma maior adesão do setor privado, ampliando em 10% as áreas irrigadas, com maior produtividade e melhores manejos.