Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf realiza seminário para discutir seca com produtores no Pontal Sequeiro
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza seminário para discutir seca com produtores no Pontal Sequeiro

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) e a empresa Projetec realizaram, na última terça-feira (03), um seminário na Associação dos Produtores Rurais do Icozeiro, em Petrolina (PE), para discutir problemas relacionados à seca na região. Participaram do evento produtores da área de sequeiro do Projeto Pontal, além de cerca de 80 agricultores de outras regiões. Na primeira parte do encontro, Dr. Mario Mirando Vilas Boas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), especialista em metereologia, abordou o tema “A seca 2012: Dimensão e Impactos Esperados”, apresentando dados das principais secas da história, além de um breve apanhado das características climáticas locais.
publicado: 04/07/2012 10h25, última modificação: 06/10/2023 17h10

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) e a empresa Projetec realizaram, na última terça-feira (03), um seminário na Associação dos Produtores Rurais do Icozeiro, em Petrolina (PE), para discutir problemas relacionados à seca na região. Participaram do evento produtores da área de sequeiro do Projeto Pontal, além de cerca de 80 agricultores de outras regiões.

Na primeira parte do encontro, Dr. Mario Mirando Vilas Boas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), especialista em metereologia, abordou o tema “A seca 2012: Dimensão e Impactos Esperados”, apresentando dados das principais secas da história, além de um breve apanhado das características climáticas locais.

Em seguida, o engenheiro da Codevasf, Leonardo Cruz, e o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana, falaram a respeito do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. “O mínimo que devemos ter é um lugar para armazenar água. Lembro de quando eu era criança ter visto carro-pipa despejando água no chão. Isso não pode acontecer. Por essa razão estamos instalando com urgência as cisternas por meio deste Programa”, disse Luiz Manoel. Já Leonardo Cruz lembrou que existem outras ações em andamento ou programadas. “Estamos estudando a melhor forma de implantar a cisterna de segunda água, que será usada para matar a sede dos animais ou para uma pequena horta, por exemplo. Também estamos instalando poços e barreiros aqui em Petrolina”, informou.

Na continuação do seminário, Arlene Araújo, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), falou sobre como obter crédito para compra de ração e prorrogação de débitos de custeio e investimentos. João Batista Carvalho, diretor regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), encerrou a primeira parte do evento explicando as formas de se ter acesso ao milho, a preço subsidiado, e carro-pipa.

Por fim, os técnicos da Projetec, Clóvis Guimarães e Cândido Roberto, explicitaram diversas formas de o produtor conviver com a seca, desde como se preparar para épocas como as que estamos passando, como também o que pode ser feito para diminuir as perdas agrícolas.

Os diversos produtores que participaram do evento avaliaram a importância desse tipo de evento. “É difícil mensurar o quanto o seminário é necessário. A gente pode aprender muita coisa que não sabia e perguntar diretamente para o superintendente da Codevasf, Luiz Manoel, assuntos como o Água para Todos. O seminário foi muito bom”, comentou a produtora Eliete Rodrigues.