Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf promove em Alagoas comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

Codevasf promove em Alagoas comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Codevasf realiza uma série de atividades em municípios do vale do São Francisco em Alagoas, no período de 07 e 09 junho.
publicado: 02/06/2011 10h22, última modificação: 06/10/2023 17h09

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Codevasf realiza uma série de atividades em municípios do vale do São Francisco em Alagoas, no período de 07 e 09 junho. A proposta é promover uma reflexão sobre as intervenções realizadas pela Companhia por intermédio do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pela empresa com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Neste ano, a programação dará atenção especial ao Ano Internacional das Florestas, instituído para 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa iniciativa da Codevasf ocorre todos os anos. Como empresa pública com atuação direta na questão ambiental, a Companhia pretende levar aos usuários de seus serviços, os habitantes de municípios do vale do São Francisco alagoano, a refletir sobre sua relação com meio ambiente e a atuação da Codevasf nesse contexto, a exemplo das obras de implantação de esgotamento sanitário, de abastecimento de água tratada e de construção de aterros sanitários e gestão correta dos resídios sólidos”, explicou Pedro Melo, chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

As atividades terão início na terça-feira (07), em Penedo (AL), com um ciclo de palestras na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), envolvendo instituições que atuam na área ambiental, entre elas  Codevasf, Prefeitura Municipal de Penedo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, Faculdade Raimundo Marinho e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).  O evento será em dois turnos. Pela manhã, a partir das 8h30, as palestras discutirão as ações da Prefeitura de Penedo na área ambiental, o policiamento ambiental no Baixo São Francisco, a implantação de aterros sanitários na região sul de Alagoas e as ações da Codevasf na área ambiental. No período noturno, a partir das 19h30, haverá a exposição “Direito Ambiental” com professores da Faculdade Raimundo Marinho. Após a palestra, será exibido o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Davis Guggenheim e estrelado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore. O filme, ganhador do Oscar de melhor documentário em 2007, trata das mudanças climáticas, especificamente sobre o aquecimento global.

Na quarta-feira (08), a programação será em Igreja Nova (AL), onde a Codevasf está implantando sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água tratada, no âmbito do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. Os igrejanovenses poderão participar da palestra “O Trabalho da Codevasf na Revitalização da Bacia do Rio São Francisco”, a partir das 15h, na Escola Municipal Frei Arnaldo. Em seguida, será exibido o documentário “A História das Coisas”, que retrata os impactos do consumo sobre o meio ambiente. O documentário será debatido pela economista doméstica da Codevasf, Solange Marcelino, coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Companhia em Alagoas.

Finalizando a programação, acontece, na quinta-feira (09), uma programação no povoado Barra do Ipanema, em Belo Monte (AL), situado na foz do rio Ipanema,  um dos principais afluentes do rio São Francisco em Alagoas. O local está recebendo investimentos da Codevasf para implantação de um sistema de abastecimento de água tratada. As atividades terão início às 10h, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, com as palestras “Água para Todos e Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Pedro Melo, e “Água Tratada e Saúde: Ocorrência de doenças de veiculação hídrica na comunidade Barra do Ipanema”, sob responsabilidade da auxiliar de enfermagem Cheirlia Maria Santos e do agente de saúde da comunidade Barra do Ipanema Mário Kemps, ambos do Programa de Saúde da Família de Belo Monte.

OUTRAS ATIVIDADES

Também estão previstas apresentações escolares que tratam da temática do meio ambiente desenvolvidas de forma transversal em sala de aula pelos professores da Escola Municipal Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no povoado Barra do Ipanema em Belo Monte. Em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, os estudantes do povoado ainda participarão de uma ação de reflorestamento das margens do rio São Francisco em Belo Monte. Para finalizar as atividades, a Codevasf realizará um peixamento no trecho do rio São Francisco no povoado Barra do Ipanema, em Belo Monte, inserindo cerca de 300 mil peixes de espécies nativas no Velho Chico.