Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf presente na reunião do COEP
conteúdo

Notícias

Codevasf presente na reunião do COEP

A Codevasf esteve presente na reunião da Comissão Executiva Nacional do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida – COEP, na sede de Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro. A Companhia é associada ao Comitê desde 1996
publicado: 28/05/2007 17h00, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf esteve presente na reunião da Comissão Executiva Nacional do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida – COEP, na sede de Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro. A Companhia, associada ao Comitê desde 1996, foi representada pela técnica Marisa Cordeiro Roque.

A reunião teve como objetivo discutir e definir o fortalecimento das ações mobilizadoras da rede COEP, bem como a Jornada COEP pela Cidadania, um projeto inovador do Comitê Nacional para fortalecer os processos de mobilização social, envolvendo comunidades, organizações e pessoas. Na oportunidade foram apresentados os conceitos do projeto e da campanha, além das peças de divulgação do evento, cujo foco é mobilizar o maior número de pessoas e desenvolver projetos que possam resultar na melhoria da qualidade de vida das comunidades no combate à fome e à miséria, com base nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM da ONU.

O evento contou com a presença dos secretários-executivos estaduais, municipais e os representantes técnicos das diversas Instituições públicas e privadas associadas ao COEP Nacional, como Codevasf, Banco do Brasil, CEF, Dataprev, Fiocruz, INT, DNPM, Incra, Serpro, Furnas, Coppe/UFRJ, IBGE, Embrapa, Ibama, Eletrobrás, Universidades Federais e a Microsoft Brasil, como convidada do setor de Responsabilidade Sócia.

O presidente do COEP Nacional, André Spitz, e a secretária-executiva, Gleyse Peiter, conduziram e coordenaram a programação do evento que contou com relatos e apresentações das ações/atividades realizadas pelas entidades associadas junto às comunidades onde atuam, destacando os fatores de sucessos e desafios enfrentados para a realização, palestra abordando o tema "Desenvolvimento Local com Perspectiva de Gênero nas Comunidades", com a consultora, Larissa Dolabella, do grupo Gênero de Furnas e dos Mobilizadores COEP, bem como atividades em grupo sobre a temática.

SAIBA MAIS SOBRE O COEP

O COEP é uma rede de solidariedade, voluntária, que articula entidades públicas, visando convergir esforços na realização de projetos sociais direcionados aos grupos populacionais em situação de exclusão social. Fundado1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, no âmbito de uma das maiores mobilizações da sociedade civil na história do país, o "Movimento pela Ética na política", frente ao quadro inaceitável de extrema pobreza instalado no país.

Ao longo do tempo, essa rede de incentivo à promoção de desenvolvimento humano e social expandiu-se significativamente. Hoje, reúne mil entidades distribuídas em 27 Estados e 28 municípios, incluindo organizações públicas e privadas.