Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf prepara técnicos e lança novo manual para instalação de cisternas do Água para Todos
conteúdo

Notícias

Codevasf prepara técnicos e lança novo manual para instalação de cisternas do Água para Todos

Cerca de 60 técnicos que atuam pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na execução do programa Água para Todos em Alagoas encontram-se preparados para a meta de implantar mais de 16 mil cisternas de abastecimento humano e 210 barreiros de dessedentação animal no estado até 2014. Com o recente aperfeiçoamento da metodologia de execução do programa e a capacitação de seus profissionais no uso desta metodologia, a Codevasf busca imprimir mais velocidade às ações de promoção de acesso a água a comunidades rurais difusas do semiárido de Alagoas.
publicado: 27/08/2013 19h53, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de 60 técnicos que atuam pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na execução do programa Água para Todos em Alagoas encontram-se preparados para a meta de implantar no estado mais de 16 mil cisternas de abastecimento humano e 210 barreiros de dessedentação animal até 2014. Com o recente aperfeiçoamento da metodologia de execução do programa e a capacitação de seus profissionais no uso desta metodologia, a Codevasf busca imprimir mais velocidade às ações de promoção de acesso a água a comunidades rurais difusas do semiárido de Alagoas.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf, Luiz Alberto Moreira, a nova metodologia aperfeiçoa procedimentos e com isso proporciona mais celeridade aos trabalhos. “O processo de revisão da metodologia apontou os caminhos corretos que percorremos até aqui e as ações que precisavam ser aperfeiçoadas. Agora é trabalhar bastante, pois temos mais de 16 mil famílias aguardando essas cisternas”, afirma Moreira. Na primeira fase do programa, mais de 8 mil cisternas foram implantadas nos municípios alagoanos de Estrela de Alagoas, Delmiro Gouveia, Craíbas, Arapiraca e Belo Monte.

O coordenador-regional do Água para Todos na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, destaca a importância do novo manual de orientação metodológica. “Esse manual é um avanço na execução do programa e será adotado por todas as superintendências regionais da Codevasf e pelo Ministério da Integração Nacional. Além de várias inovações no âmbito técnico e social, o manual também é um guia prático de aplicação e manutenção da bomba manual que acompanha o sistema de cisterna para consumo humano”, explica.

O técnico Emanuel Messias passou a integrar a equipe do Água para Todos há 15 dias e está com muitas expectativas depois de ter realizado atividades de capacitação durante três dias. “Nesses três dias pudemos observar que o desafio é grande, mas as pessoas que estão aqui empenhadas em executar as ações do programa enxergam isso como uma missão. Vamos dar o máximo de nós como profissionais para ajudar”, diz.

Esdras Mattos, funcionário da Codevasf há 38 anos, integra a equipe local do Água para Todos desde seu início e não esconde a satisfação de trabalhar em benefício de famílias que vivem em situação de extrema pobreza. “Essa é uma experiência de vida fantástica. Quando vamos a campo e vemos a situação dessas famílias, de extrema pobreza e sem acesso a água, vemos como nosso trabalho é importante. Não tem como não se emocionar”, revela.