Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf participa de evento de Aqüicultura em Israel
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de evento de Aqüicultura em Israel

A Codevasf está representada no curso “Aquaculture: Production and Management”, que está sendo realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, até o dia 22 de junho
publicado: 18/06/2007 17h27, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf está representada no curso “Aquaculture: Production and Management” (Aquicultura: Produção e Gerenciamento), que está sendo realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, até o dia 22 de junho. O biólogo Thompson Ribeiro, Chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura - Gerência de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, viajou a convite da Embaixada de Israel no Brasil.

Para o biólogo, é extremamente gratificante representar a Companhia e poder aprimorar conhecimentos técnicos para serem utilizados nos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que posteriormente, serão repassados aos demais técnicos da empresa. “Israel tem uma aqüicultura muito organizada e com alto nível técnico, com muitos exemplos que podemos seguir”, conta. Ainda, segundo Thompson, que semana passada realizou apresentação sobre as ações de aqüicultura promovidas pela Codevasf, os participantes do curso elogiaram o desenvolvimento da atividade nos Vales do São Francisco e do Parnaíba, principalmente, no que diz respeito ao sistema de criação de peixes em tanques-rede. “Alguns dos países com representantes no evento ainda estão começando a criação de peixes em tanques-rede, enquanto nós já desenvolvemos tecnologia de produção e temos bastante experiência nesta área”, afirma. De acordo com ele, o Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco, que está sendo construído pela Codevasf em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP/PR, também recebeu elogios dos presentes.

O curso tem no programa disciplinas da área de aqüicultura, como qualidade de água, genética, nutrição e reprodução de organismos aquáticos, além de diversas viagens técnicas. Os participantes já visitaram centros de pesquisas de aqüicultura marinha e de água doce, fazendas de criação de peixes em tanques-rede no mar, e diversos outros empreendimentos que utilizam, desde viveiros escavados no solo, até sistemas de produção superintensivos, onde a água utilizada é reaproveitada por meio de modernos sistemas de filtragem.

Representantes de mais de 25 países como China, Índia, Tailândia, Vietnã, Jordânia, Turquia, Uganda, Quênia, Etiopia, Nigéria, México, Porto Rico e Jamaica, participam do encontro. O curso, que está na sexta edição e é realizado a cada dois anos, é promovido pelo Centro de Cooperação Internacional do Governo de Israel, o MASHAV.