Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf participa da Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf participa da Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe em Alagoas

O repovoamento da bacia hidrográfica do rio Piauí, ação que vem sendo desenvolvida pela Codevasf em Alagoas há seis anos, é um dos destaques no estande da Companhia na Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe, que teve início nessa terça-feira (24).
publicado: 25/05/2011 16h58, última modificação: 06/10/2023 17h09

O repovoamento da bacia hidrográfica do rio Piauí, ação que vem sendo desenvolvida pela Codevasf em Alagoas há seis anos, é um dos destaques no estande da Companhia na Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe, que teve início nessa terça-feira (24). Até sexta-feira (27), deverá ocorrer uma série de atividades, como palestras e atividades de reflorestamento. No encerramento, a Codevasf, em parceria com a Usina Coruripe e a ONG Ecomangue de Coruripe, realizará um peixamento na bacia hidrográfica do rio Piauí.

Outras ações da Codevasf também estão sendo divulgadas no estande da empresa, como os investimentos realizados em Alagoas para promoção do desenvolvimento regional, a exemplo da implantação de perímetros públicos irrigados e de obras de saneamento ambiental e apoio à aquicultura e recursos pesqueiros. Outro destaque são as ações do Projeto Amanhã, iniciativa da companhia que atua na organização e capacitação de jovens rurais na área de atuação da empresa e que completou 18 anos no dia 14 de maio. Uma exposição fotográfica foi montada para mostrar os principais cursos ofertados pelo projeto.

No estande, os visitantes também podem conferir o trabalho de recuperação e povoamento da ictiofauna do rio São Francisco e disseminação da piscicultura como atividade econômica dentro da estratégia de desenvolvimento regional do Baixo São Francisco. Estão sendo expostas, em vários aquários, espécies de peixes, como surubim, curimatã pacu, piau e a tilápia, produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Codevasf localizado em Porto Real do Colégio (AL).

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A Semana de Meio Ambiente da Usina Coruripe foi aberta com a presença de diversas autoridades da própria empresa, da Codevasf, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura Municipal de Coruripe, ONGs ambientalistas, entre outros. No local, também havia uma grande quantidade de estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores, que percorriam os estandes em busca de informações sobre a atuação dessas instituições, especialmente na área ambiental.

O chefe da Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Alagoas, Aníbal Lobo, representou o superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo na solenidade e destacou a parceria da Companhia com grandes grupos empresarias instalados no vale do São Francisco alagoano, a exemplo do Grupo Tércio Wanderley, do qual a Usina Coruripe faz parte, na busca pelo desenvolvimento econômico da região.

“A Codevasf, como empresa de desenvolvimento regional, tem na promoção da consciência e de práticas ambientais uma de suas áreas de atuação. Não se concebe desenvolvimento econômico sem a promoção do equilíbrio ambiental. Temos a certeza que o desenvolvimento sustentável das regiões que a Codevasf atua somente é possível com empresas como a Usina Coruripe, que coloca a responsabilidade socioambiental como um dos tripés de sua atividade”, ressaltou Aníbal Lobo.