Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf incentiva criação de horta pedagógica em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Codevasf incentiva criação de horta pedagógica em Pernambuco

No Perímetro Irrigado Brígida, zona rural do município de Orocó (PE), uma horta pedagógica e orgânica implantada na Escola Estadual Bem-Te-Vi, situada na agrovila 4, oferece à comunidade estudantil oportunidade do aprendizado e enriquecimento curricular dos alunos sobre preservação do meio ambiente e da saúde.
publicado: 03/11/2010 09h36, última modificação: 06/10/2023 17h09

No Perímetro Irrigado Brígida, zona rural do município de Orocó (PE), uma horta pedagógica e orgânica implantada na Escola Estadual Bem-Te-Vi, situada na agrovila 4, oferece à comunidade estudantil oportunidade do aprendizado e enriquecimento curricular dos alunos sobre preservação do meio ambiente e da saúde. Em uma pequena área de 1.250 metros quadrados da Escola estão preparados 30 canteiros de hortaliças, onde o grupo composto por sete jovens cultiva rúcula, beterraba, cenoura, alface, cebolinha e coentro. A criação da horta é fruto da integração entre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), por meio do convênio firmado com a Eletrobras, Chesf e a Escola Estadual Bem-Te-Vi.

O engenheiro agrônomo, Anestor Cavalcanti, da Ater, fornece à equipe de jovens estudantes as orientações agronômicas sobre o cultivo orgânico das hortaliças. “Além dos objetivos pedagógicos, também incentivamos a implantação de pequenas hortas no lote familiar, que além de incrementar a alimentação, também pode ser alternativa de renda para a unidade agrícola”, explica.

De acordo com o gestor do contrato de Ater do Perímetro Irrigado Brígida, Cláudio Baltazar, este empreendimento também tem o objetivo de preparar os jovens para ajudarem as famílias no acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que garante a compra de produtos oriundos da agricultura familiar.


FONTE DE RENDA ALTERNATIVA

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, doou um kit de irrigação de micro aspersão para hortas, incluindo bombas e tubulações, e viabilizou a estruturação de um pequeno viveiro onde são preparadas as mudas das hortaliças. Outros kits de irrigação também foram doados às comunidades dos Perímetros Irrigados Manga de Baixo, localizado em Belém do São Francisco, e Fulgêncio, que fica em Santa Maria da Boa Vista, ambos em Pernambuco.

A Ater acompanha todos os processos e orienta os jovens na preparação dos canteiros, produção de mudas, manuseio do sistema de irrigação, além da produção de calda orgânica para adubar o cultivo.

A integrante do grupo de jovens que cuida da horta, Alterliane Silva, afirma que essa iniciativa significa mais um aprendizado, além de proporcionar uma fonte de renda a mais. “O conhecimento que adquiro aqui também posso levar para minha casa e incentivar minha família a produzir alimentos que preservem não só a nossa saúde, mas também a dos consumidores”, reflete Alterliane.