Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf expõe frutas na 19ª Frutal/Agroflores em Fortaleza
conteúdo

Notícias

Codevasf expõe frutas na 19ª Frutal/Agroflores em Fortaleza

As frutas dos perímetros irrigados de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão a atração do estande da Codevasf – em conjunto com Dnocs e Ministério da Integração Nacional (MI) – na 19ª Frutal/Agroflores, que acontece de 25 a 27 de setembro em Fortaleza (CE). Aqueles que visitarem o estande poderão degustar frutas como manga, goiaba, melancia e melão, e a Codevasf apresentará amostras de novas culturas produzidas experimentalmente pela Embrapa com recursos da Codevasf como pera, caqui e cacau.
publicado: 21/09/2012 17h58, última modificação: 06/10/2023 17h10

As frutas dos perímetros irrigados de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão a atração do estande da Codevasf – em conjunto com Dnocs e Ministério da Integração Nacional (MI) – na 19ª Frutal/Agroflores, que acontece de 25 a 27 de setembro em Fortaleza (CE). Aqueles que visitarem o estande poderão degustar frutas como manga, goiaba, melancia e melão, e a Codevasf apresentará amostras de novas culturas produzidas experimentalmente pela Embrapa com recursos da Codevasf como pera, caqui e cacau. Na ocasião, o secretário executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Frederico Calazans, fará uma apresentação sobre ações para ampliar a produção nos perímetros públicos de irrigação da Codevasf.

Sobre a feira - A 19ª Frutal/Agroflores é a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada em uma capital do Nordeste, com a facilidade de maior número de voos, mais opções de hospedagem, com público qualificado do Ceará e de outros estados, e agora em um espaço inovador o Centro de Eventos do Ceará – segundo maior espaço de eventos da América Latina.

A Frutal é realizada desde 1994, sendo organizada pelo Instituto Frutal, promotor e realizador dos eventos desde 1999. O evento já alcançou a marca de 38 mil visitantes, estimativa de R$ 30 milhões em negócios realizados, cerca de 200 técnicos e dirigentes de órgãos/instituições envolvidos na programação técnica, e uma feira com 320 estandes de produtores com as novidades dos setores de frutas, flores, sucos e polpas. Esses números consolidam a Frutal como um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio brasileiro.

Produção de frutas - A Codevasf produziu, em 2011, cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutas em seus perímetros de irrigação, incluindo a produção dos perímetros do Sistema Itaparica — administrado pela Codevasf por meio de convênio com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O valor bruto da produção nesses perímetros chega a R$ 1,2 bilhões aproximadamente. Os mais de 68 mil hectares cultivados atestam o sucesso dos 25 perímetros irrigados sob a responsabilidade da Codevasf e mais os 10 perímetros do Sistema Itaparica. As principais frutas produzidas são banana, mamão, uva, manga, goiaba, limão, pinha, atemoia, caju, tangerina, maracujá, laranja, melancia, coco e acerola.