Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf capacita milhares de famílias alagoanas para gestão da água das cisternas do Água para Todos
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita milhares de famílias alagoanas para gestão da água das cisternas do Água para Todos

Cerca de 2,5 mil beneficiários do Programa Água para Todos do município de Craíbas, no semiárido alagoano, foram certificados pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como participantes do curso de capacitação em Gestão da Água, um dos pré-requisitos para ser beneficiário do programa e que orienta as famílias sobre a operação e manutenção das cisternas. A entrega dos certificados reuniu famílias de 60 comunidades rurais difusas de Craíbas que já receberam o reservatório. A Codevasf já implantou 100% da meta de 2.466 cisternas para Craíbas, beneficiando mais de 12 mil pessoas da zona rural.
publicado: 18/12/2012 09h49, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de 2,5 mil beneficiários do Programa Água para Todos do município de Craíbas, no semiárido alagoano, foram certificados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como participantes do curso de capacitação em Gestão da Água, um dos pré-requisitos para ser beneficiário do programa e que orienta as famílias sobre a operação e manutenção das cisternas. A entrega dos certificados reuniu famílias de 60 comunidades rurais difusas de Craíbas que já receberam o reservatório. A Codevasf já implantou 100% da meta de 2.466 cisternas para Craíbas, beneficiando mais de 12 mil pessoas da zona rural. 

Para entrega dos certificados, a Codevasf realizou duas solenidades, uma no Centro de Reabilitação Cidade de Maria, no povoado Folha Miúda, e outra no Ginásio Municipal de Craíbas, na zona urbana do município. Os eventos contaram com as presenças do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, e do coordenador do Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos em Craíbas, José Fernando; além de lideranças políticas municipais e estaduais, técnicos da Codevasf, entre outros.

De acordo com o coordenador regional da Programa Água para Todos na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, a participação dos beneficiários no programa na capacitação é fundamental para garantir a qualidade da água que será acumulada e consumida pelas famílias. “A proposta do curso é orientar as famílias sobre a manutenção do reservatório e seu uso correto. Há atividades que parecem simples, mas que se bem executadas podem garantir não somente água por um longo período de estiagem, mas também saúde, ao evitar contaminação da água na cisterna”, explicou. Ele ainda acrescentou o papel essencial desempenhado pelos agentes comunitários de saúde para efetivar a participação das famílias na capacitação.

Água limpa e saudável

Ivanilda Silva é agente de saúde em Craíbas. Ela trabalha em comunidades rurais do município e conhece bem a situação de dificuldade de acesso à água da população do semiárido e a importância de manter limpa e em bom funcionamento a cisterna. “Nós, agentes de saúde, tivemos um papel de mobilização da famílias. Fomos de casa em casa para fazer o convite e explicar a importância de saber como deixar a água limpa e saudável. Conhecemos muitos casos de diarreia, especialmente em crianças, tudo causado pela água que não tem um cuidado maior”, afirmou. Ela também pretende desenvolver um trabalho contínuo para que as pessoas mantenham os cuidados com a cisterna e com a água acumulada.

Moradora do Sítio Jurubeba, na zona rural de Craíbas, Wilza Soares da Silva, já está com sua cisterna instalada. Ela foi uma das beneficiárias do Água para Todos e capacitada pela Codevasf para o bom uso do reservatório. “Antes a gente juntava água em tambores que guardo lá em casa. Meu povoado tem encanação de abastecimento de água, mas já se passou um ano e nada de água. O jeito era comprar água e encher o tambor. Eu estou muito feliz agora, pois tenho minha cisterna e aprendi a cuidar muito bem dela”, comemorou.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, presenciou as duas solenidades e a satisfação da população com a execução do programa no semiárido alagoano. “Conversei com muitas pessoas e pude ouvir uma avaliação positiva da execução do Programa Água para Todos nesta região. Para nós, que fazemos a Codevasf, é uma imensa satisfação ver a missão de universalizar o acesso à água se concretizando. Assim, vamos promovendo a convivência com o semiárido”, declarou.

Programa Água para Todos

Criado em meados de 2011 e operacionalizado em 2012, o Água para Todos integra o Plano Brasil sem Miséria e tem como meta principal a universalização do acesso à água para a população rural do semiárido brasileiro levando as cisternas de consumo para os terreiros das casas de 750 mil famílias até 2014.

As cisternas do Água para Todos instaladas pela Codevasf – empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI) -, têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água de chuva captada dos telhados das casas, que garantirá a tranquilidade das famílias nos períodos de estiagem prolongada.

Os reservatórios possuem tecnologia moderna testada e aprovada em países como México, Austrália e Indonésia. As principais vantagens do equipamento são a resistência do material e a rapidez de execução e condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. A água adequadamente armazenada pode ser usada para beber, cozinhar e escovar os dentes, entre outras tarefas da rotina básica das famílias.