Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf assina acordo com ANA
conteúdo

Notícias

Codevasf assina acordo com ANA

Na quarta-feira, 28, a Codevasf assinou o acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional das Águas (ANA) para a elaboração do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Parnaíba.
publicado: 01/03/2007 08h45, última modificação: 06/10/2023 17h07

Na quarta-feira, 28, a Codevasf assinou o acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional das Águas (ANA) para a elaboração do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Parnaíba. A cerimônia realizada em Teresina, Piauí, reuniu o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, os governadores Wellington Dias, do Piauí, Jackson Lago, do Maranhão, o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, o presidente da ANA, José Machado, o secretário de recursos hídricos do Ceará, César Pinheiro, o secretário nacional de políticas para o desenvolvimento, Gilney Viana, entre outras autoridades.

A bacia do Parnaíba irá receber do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),  R$ 230 milhões para a revitalização, que serão aplicados entre 2007 e 2010. Somente este ano, serão investidos R$ 80 milhões na região. 

Para o ministro da Integração Nacional, a discussão do plano e a assinatura do acordo proporcionam uma oportunidade histórica ao país, pois os projetos poderão ser discutidos já com recursos disponíveis. “Para não perder esses recursos, será preciso um trabalho conjunto dos estados e dos municípios”, afirmou Brito. O presidente da ANA, José Machado, lembrou a importância do planejamento e a oportunidade de se iniciar um processo continuado de desenvolvimento da bacia do Parnaíba. 

De acordo com o presidente da Codevasf, a institucionalização da revitalização somente será possível com a criação desse plano. “Para que haja o empenho dos recursos será preciso que os municípios apresentem projetos”, afirmou. A Codevasf ficará responsável pela coordenação técnica a ser prestada pela ANA na elaboração do plano de recursos hídricos. O objetivo principal é o desenvolvimento de recursos múltiplos da água de forma sustentável com ênfase na recuperação hidroambiental.