Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf apoia agricultura familiar em comunidade rural de Jaíba (MG)
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia agricultura familiar em comunidade rural de Jaíba (MG)

A Codevasf realizou doação de materiais necessários ao abastecimento de água para a comunidade rural de Hortaliças, no município de Jaíba (MG). De acordo com a presidente da Associação das Produtoras de Hortaliças Orgânicas do município de Jaíba, Kely Cristina dos Santos, com a montagem desses equipamentos em poço tubular já perfurado, será possível não só aumentar a área plantada pelas 13 famílias associadas, como também oferecer água de melhor qualidade para consumo humano às mais de 40 famílias que vivem na comunidade em torno do projeto de agricultura familiar.
publicado: 25/11/2011 12h04, última modificação: 06/10/2023 17h10

A Codevasf realizou doação de materiais necessários ao abastecimento de água para a comunidade rural de Hortaliças, no município de Jaíba (MG).

De acordo com a presidente da Associação das Produtoras de Hortaliças Orgânicas do município de Jaíba, Kely Cristina dos Santos, com a montagem desses equipamentos em poço tubular já perfurado, será possível não só aumentar a área plantada pelas 13 famílias associadas, como também oferecer água de melhor qualidade para consumo humano às mais de 40 famílias que vivem na comunidade em torno do projeto de agricultura familiar.

Iniciado há mais de 20 anos em área na beira do rio Verde Grande, por lavadeiras daquela localidade, o cultivo de hortaliças orgânicas ganhou maiores proporções quando esse grupo formado por 13 mulheres resolveu adquirir uma área de sequeiro de três hectares, situada a aproximadamente um quilômetro do centro comercial da cidade de Jaíba, e dar continuidade ao trabalho de produção de hortaliças orgânicas.

Hoje, segundo relato de Kely Cristina, esse trabalho, além de garantir o sustento familiar dos participantes da associação comunitária que dirige, ainda dá emprego a muitos jovens, que, após o horário de aula, vendem os itens produzidos pela associação. “É mais uma forma de tirar muitos jovens da rua, dando-lhes oportunidade de também ajudar no acréscimo da renda familiar”, afirma a presidente comunitária.

Para o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, ações como essa, que podem ser desenvolvidas com pequeno investimento financeiro, mas que são de grande alcance social, servem como exemplo para outras comunidades rurais.