Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Centro Integrado do SESI no Jaíba
conteúdo

Notícias

Centro Integrado do SESI no Jaíba

Nesta sexta-feira, 20, a Codevasf e o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por intermédio do SESI e SENAI, assinam o convênio para implantação do Centro Integrado SESI/SENAI em Jaíba
publicado: 19/04/2007 09h08, última modificação: 06/10/2023 17h08

Nesta sexta-feira, 20, a Codevasf e o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por intermédio do SESI e SENAI, assinam o convênio para implantação do Centro Integrado SESI/SENAI  no Jaíba, Minas Gerais. A cerimônia irá reunir representantes das instituições na sede da FIEMG em Montes Claros.

O projeto é uma parceria entre Ministério da Integração Nacional, Codevasf, SESI, SENAI, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e Fundação Rural Mineira (RURALMINAS). Além da construção da unidade, os recursos de mais de R$ 2,7 milhões serão utilizados para a aquisição de equipamentos, atividades de mobilização, articulação com a comunidade e realização de cursos de capacitação. Com as atividades previstas para o centro, os profissionais receberão treinamento específico para atuar dentro dos projetos já existentes em toda a sub-região prioritária da serra geral do Norte de Minas.

Projeto Jaíba

Idealizado para se transformar em um importante vetor de desenvolvimento econômico social, o Projeto Jaíba gera 670 mil toneladas de alimento por ano e 67 mil empregos diretos. De acordo com dados da Codevasf, o projeto atingiu somente 10% de suas metas. A necessidade da implantação de um centro integrado SESI/SENAI foi identificada pela Codevasf  e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais. Um levantamento mostrou que a demanda por mão-de-obra qualificada é muito grande na região. O estudo indica que o mercado de trabalho necessita de profissionais capacitados em novas técnicas de manejo, coleta e armazenagem de produtos. Por se tratar de uma região voltada para a agricultura irrigada, mais especificamente a fruticultura, o foco do desenvolvimento será a cadeia produtiva e o desenvolvimento de projetos coletivos, com o conseqüente desdobramento para o complexo agroindustrial.

 

Serviço:

Cerimônia de assinatura Convênio Codevasf/SESI

Data: 20 de abril de 2007

Horário: 10h30

Local: FIEMG Regional Norte

Av. Deputado Esteves Rodrigues, 1.489

Vila Brasília – Montes Claros – MG