Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Casa de Mel gera trabalho
conteúdo

Notícias

Casa de Mel gera trabalho

Com a apoio da Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, a comunidade de São José de Pedregulho, no município de Bocaiúva (MG), conta agora com uma Casa de Mel. O empreendimento é fruto de demanda dos moradores, principalmente dos jovens atendidos pelo Projeto
publicado: 13/12/2007 16h36, última modificação: 06/10/2023 17h09

Com a apoio da Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, a comunidade de São José de Pedregulho, no município de Bocaiúva (MG), conta agora com uma Casa de Mel. O empreendimento é fruto de demanda dos moradores, principalmente dos jovens atendidos pelo Projeto, que buscam na atividade produtiva apícola uma oportunidade de trabalho e inserção no mercado.

A solicitação para construção da Casa de Mel foi encaminhada ao presidente da Associação Comunitária de São José de Pedregulho, Antônio dos Anjos Siqueira. "Diante dos argumentos, consideramos essencial a criação de um grupo que envolvesse os jovens das camadas menos providas economicamente, filhos dos pequenos produtores da região", explica.

A Casa de Mel está em pleno funcionamento, atendendo, além dos jovens aprendizes, produtores rurais da comunidade. A Codevasf disponibilizou diversos equipamentos e materiais, como centrífuga manual, tanque decantador, mesa desoperculadora, colméias e equipamentos de proteção individual. Para reforçar a produção, serão fornecidas mais 15 colméias.

Além do instrumental, a Companhia realizou no ano de 2007 diversas capacitações relativas à atividade apícola. Outros treinamentos estão previstos 2008.

Quanto à construção, não houve ônus para a Codevasf. A Casa foi implantada em terreno cedido por um morador da região. Com poucos recursos, os próprios moradores doaram madeira, telhas, portas e outros materiais.