Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Apoio a projeto de irrigação em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Apoio a projeto de irrigação em Minas Gerais

A Superintendência Regional da Codevasf em Minas Gerais fez a doação de um pivô central ao município de São Francisco para implantação de um projeto de irrigação com área de 18 hectares. A assinatura do termo de doação do equipamento aconteceu na última quinta-feira (09) na sede da Superintendência Regional em Montes Claros.
publicado: 10/09/2010 16h46, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Superintendência Regional da Codevasf em Minas Gerais fez a doação de um pivô central ao município de São Francisco para implantação de um projeto de irrigação com área de 18 hectares. A assinatura do termo de doação do equipamento aconteceu na última quinta-feira (09) na sede da Superintendência Regional em Montes Claros. O documento está em conformidade com as normas de situação de emergência decretada pelo município, publicada pelo órgão oficial do estado de Minas, no último mês de janeiro.

A implantação do perímetro de irrigação irá beneficiar diretamente 60 famílias de pequenos produtores rurais, associados à Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais de São Francisco – Coopasf, que tem em seu quadro 480 cooperados filiados. Segundo técnicos da Cooperativa, que vai conduzir esse projeto, além de São Francisco, os municípios de Januária, Brasília de Minas, Icaraí, São Romão, Luislândia, Pintópolis, Ubaí e Urucuia também serão beneficiados. Os municípios fazem parte do programa de produção de oleaginosas da Petrobrás e estão localizados na área de atuação da Coopasf.

Segundo Dimas Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, o projeto de irrigação será implantado na comunidade quilombola de Bom Jardim da Prata, no distrito de Santa Izabel de Minas. De acordo com o plano de trabalho apresentado por técnicos da Codevasf e da Cooperativa, serão implantados oito hectares de mamona, cinco de feijão, três de milho e dois de abóbora japonesa.

JOAQUIM FELÍCIO TAMBÉM É BENEFICIADO

O município de Joaquim Felício, também em situação de emergência decretada pelo executivo municipal, recebeu da Codevasf doação de equipamentos de irrigação e implementos agrícolas destinados à utilização na comunidade de Catone Novo e Bairro Maria Colen, visando a estruturação do processo de produção agrícola e comercialização em benefício de famílias carentes e jovens em situação de risco.

Com investimentos de mais de 45 mil reais, a Codevasf está entregando ao município dois conjuntos de motobombas, um microtrator com carreta e outros equipamentos. Com o material instalado e em pleno funcionamento, serão beneficiadas 168 famílias de pequenos produtores rurais do bairro Maria Colen e do projeto de assentamento Final Feliz, com área plantada de aproximadamente cinco hectares com pequenas hortas comunitárias. Para Dimas Rodrigues, com essas ações, a Codevasf está cumprindo o seu papel de levar o desenvolvimento sustentável às pequenas comunidades rurais do vale do rio São Francisco.