Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Aniversário do rio São Francisco
conteúdo

Notícias

Aniversário do rio São Francisco

Durante esta semana, na qual comemora-se o aniversário de 506 anos da descoberta do rio São Francisco, a Codevasf programou uma série de atividades nas Superintendências Regionais
publicado: 02/10/2007 15h22, última modificação: 06/10/2023 17h09


Durante esta semana, na qual comemora-se o aniversário de 506 anos da descoberta do rio São Francisco, no dia 4, a Codevasf programou uma série de atividades nas Superintendências Regionais.

Em Alagoas, estão programadas palestras em escolas e repovoamentos de açudes públicos na região e no próprio rio. Na segunda-feira, 1º, alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Clementino do Monte, em Penedo, assistiram à palestra sobre os trabalhos desenvolvidos pela Companhia em todo o estado. A apresentação foi dos engenheiros de pesca Eduardo Jorge de Oliveira Motta, coordenador do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (Ceraqua/SF), Paulo Pantoja, da Unidade de Apoio aos Empreendimentos, e do engenheiro agrônomo Pedro Melo, da Unidade Regional de Meio Ambiente. As escolas estaduais Gabino Besouro e João Valeriano também foram incluídas na programação.

Na quarta-feira, 03, serão realizados repovoamentos de peixes em açudes públicos do município de Major Isidoro. Cerca de 120 mil alevinos serão soltos em algumas localidades do município. Já na quinta-feira, 4, haverá a soltura de mais de 50 mil peixes na orla fluvial de Penedo. Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, “o peixamento em açudes públicos e no São Francisco viraram uma tradição no mês de outubro, quando o rio faz aniversário, e nós não poderíamos deixar de participar, como temos feito todos os anos até agora”.

A programação, desenvolvida em parceria com as prefeituras de Penedo e Major Isidoro, inclui ainda Ato Ecumênico, mutirão de limpeza e plantio de mudas às margens do rio.

Petrolina
Na Superintendência Regional de Petrolina (PE), as comemorações em homenagem ao rio São Francisco acontecem durante todo o dia 4, com atividades para o público interno da Codevasf e para a comunidade. Para os servidores da Companhia, será realizada, no turno da manhã, no auditório da Superintendência, palestra e lançamento da campanha da coleta seletiva de lixo na empresa, seguida de distribuição de mudas de nim indiano doadas por produtora da região para os participantes. No horário da tarde, será promovido o Seminário “Preservação na Bacia do São Francisco”, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. A programação inclui discussão sobre o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, esgotamento sanitário, biodiversidade do São Francisco/exploração sustentável, mata ciliar e coleta seletiva como instrumento de inclusão social e educação ambiental, contando com palestrantes da Codevasf, Compesa, Univasf e Sanvale.