Notícias
Água para Todos é destaque na Rio+20
As cisternas de polietileno utilizadas no Programa Água para Todos estão atraindo a atenção do público que visita o estande do Ministério da Integração Nacional na Conferência Rio+20. As peças, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva (captada dos telhados das casas), foram adotadas por possuírem tecnologia moderna já testada e aprovada em países como México, Austrália e Indonésia.
Nesta quarta-feira (20), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitou o espaço. Na ocasião, ele esteve acompanhado do coordenador nacional do Programa na Codevasf, Carlos Hermínio Oliveira, e do gerente de Empreendimentos Socioambientais, Fabrício Líbano.
Segundo Elton Cruz, chefe da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Codevasf, as principais vantagens das cisternas de polietileno são a resistência do material e a rapidez de execução e condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água.
Água para Todos - A Codevasf é a empresa pública vinculada do MI responsável pela instalação de 60 mil cisternas de polietileno na região do Semiárido brasileiro a um custo de R$ 5 mil por unidade, incluindo calhas, tubulações, bombas manuais e outros acessórios.
O objetivo do programa é disponibilizar 750 mil cisternas (300 mil de polietileno) e implantar 6 mil sistemas simplificados de abastecimento de água (poços artesianos), que irão beneficiar diretamente 30 milhões de pessoas. A meta, inicialmente para ser finalizada em 2014, foi antecipada para 2013.
O estande do Ministério da Integração Nacional na Rio+20 está localizado no Píer Mauá, região central do Rio de Janeiro. O espaço está aberto para visitação até o dia 24 de junho, sempre das 11h às 19h.