Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Agroindústria e zootecnia
conteúdo

Notícias

Agroindústria e zootecnia

Projeto Amanhã promove cursos nas áreas de agroindústria (doces, geléias e licores) e zootecnia (suinocultura/avicultura) no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA)
publicado: 16/02/2007 09h54, última modificação: 06/10/2023 17h07

O Projeto Amanhã está promovendo cursos nas áreas de agroindústria (doces, geléias e licores) e zootecnia (suinocultura/avicultura) no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA). Ao todo estão sendo capacitadas 40 pessoas, sendo 20 jovens produtores rurais e 20 participantes da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais do Projeto Amanhã - INTES/PAM.

Os cursos, que contam com carga horária de 40 horas, estão sendo ministrados por professores do CEFET/Petrolina. A programação contempla tanto aulas teóricas como práticas. No caso do curso de agroindústria, algumas aulas acontecem no laboratório existente no CCT/PAM para essa finalidade. Já os cursos de suinocultura/avicultura são incluídas visitas a lotes de produtores, à pocilga do Centro de Capacitação e também demonstrações práticas.

Além de capacitar jovens rurais, a realização dos cursos marca o início de mais uma etapa nas ações da INTES/PAM, que integra o Programa de Implementação de Pólos de Empreendimentos Tecnológicos e Industriais na área de atuação da Codevasf. O objetivo é apoiar empreendimentos existentes no município que não apresentem estrutura para inserir-se no mercado de forma competitiva, proporcionando apoio técnico e suporte por meio de treinamento profissional específico, acompanhamento e monitoramento individual, visando à melhoria da qualidade de seus produtos e principalmente da aceitação, inserção e consolidação dos mesmos no mercado consumidor.

Recentemente foi oferecido aos incubados pela Codevasf, um curso e a montagem de seus "Planos de Negócios" com o apoio de acadêmicos da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), visando avaliar a viabilidade de cada empreendimento. A partir de agora, o esforço tem sido concentrado no sentido de oferecer capacitação para uma melhor técnica no desempenho de suas atividades.

"Os cursos ora ministrados traduzem esse esforço, uma vez que dentre as 16 atividades incubadas encontram-se a fabricação de doces e licores, suinocultura e avicultura. Desta forma, muito contribuirão para o aprimoramento e incremento de suas atividades e melhoramento da qualidade de seus produtos", explica Marisa Cordeiro Roque, coordenadora executiva do Projeto Amanhã. Ela acrescenta que estão já com datas marcadas outras capacitações, como nas áreas de cana-de-açúcar (produção de cachaça, rapadura) e mandioca. "Muitos outros estão programados e serão posteriormente agendados", finaliza Marisa.