Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Agricultura familiar da região do São Francisco será fortalecida, afirma presidente da Codevasf
conteúdo

Notícias

Agricultura familiar da região do São Francisco será fortalecida, afirma presidente da Codevasf

A implantação de novos projetos de irrigação cultivados por agricultores familiares ao longo do rio São Francisco deverá ser o resultado da parceria que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá firmar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando à intensificação das ações da empresa voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em sua área de atuação.
publicado: 23/11/2012 17h35, última modificação: 06/10/2023 17h10

A implantação de novos projetos de irrigação cultivados por agricultores familiares ao longo do rio São Francisco deverá ser o resultado da parceria que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá firmar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando à intensificação das ações da empresa voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em sua área de atuação.

A novidade resultou de diálogos mantidos pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, com dirigentes do MDA durante visita à VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, que acontece na Marina da Glória, na capital fluminense, até domingo (25).

“Queremos entrar em 2014 - que foi decretado pelos 193 países-membros da ONU como o Ano Internacional da Agricultura Familiar -, com este segmento fortalecido na área de atuação da Codevasf. A agricultura familiar é hoje responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos brasileiros, e a riqueza e a diversidade dessa produção, exposta no Brasil Rural Contemporâneo, são impressionantes”, disse Elmo Vaz, que visitou estandes onde cooperativas familiares das diversas regiões do país expõem desde alimentos até artesanato, passando por vinhos, queijos, embutidos e doces; roupas, calçados, bolsas e acessórios segundo as últimas tendências da moda.

O presidente da Codevasf disse ainda que, nas próximas edições da Feira – que é considerada a maior da América Latina nesse segmento, reunindo nada menos que 650 empreendimentos representativos da produção familiar do país –, a Companhia deverá marcar participação efetiva, inclusive expondo a produção familiar dos perímetros irrigados sob sua responsabilidade.

Elmo Vaz e o diretor da área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, José Augusto Nunes, visitaram, entre outros estandes, o da cooperativa de agricultores que produzem no projeto de irrigação Jacaré-Curituba, localizado no noroeste de Sergipe, que está expondo macaxeira, farinhas, feijão, milho, doces e geleias, entre outros produtos, no evento. Com 3.105 hectares irrigáveis, esse projeto da Codevasf está em processo de implantação e tem ainda potencial para cultivo de frutas: abacaxi, abacate, acerola, algodão, manga e melão, entre outras.

Outro estande visitado pelo presidente e pelo diretor da Companhia foi o que destaca empreendimentos de cajucultura e apicultura do estado Piauí. No espaço, estão sendo expostos produtos da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) e da Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi) – ambas apoiadas pela Codevasf no âmbito das ações voltadas para os arranjos produtivos locais.

Na região Nordeste, a cadeia produtiva do caju é responsável por mais de 300 mil empregos, distribuídos nas atividades agrícola, industrial e serviços, e o Piauí ocupa o segundo lugar nessa atividade no Brasil, com cerca de 180 mil hectares de cajueiros plantados. O estado se destaca também pela apicultura, sobretudo a região de Picos, congregando 36 municípios, que juntamente com a região de São Raimundo Nonato, é responsável por mais de 90% do mel produzido no Piauí.

Sobre o evento - A Feira Brasil Rural Contemporâneo é considerada a maior sobre agricultura familiar e reforma agrária da América Latina. São 40 mil m², abrigando 650 empreendimentos, dos quais 154 são representativos da região Nordeste. Um destaque do evento é a Rodada de Negócios entre agricultores familiares e o setor privado. Neste ano, a iniciativa, denominada “Talentos do Brasil Rural”, é uma parceria do MDA com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que reunirá mais de 50 organizações familiares de todos os estados e Distrito Federal. Esse evento contará com técnicos especializados em mercado e negócios, contratadas pelo Sebrae, para realizar a ponte entre o agricultor familiar e o comprador.


Foto: Andréa Farias/ MDA