Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Agricultores familiares do Sistema Itaparica participam da 2ª Exposhow, em Petrolândia (PE)
conteúdo

Notícias

Agricultores familiares do Sistema Itaparica participam da 2ª Exposhow, em Petrolândia (PE)

Começa, nesta sexta-feira (10), a segunda edição da Exposhow - Feira de Tecnologia da Agricultura Familiar em Petrolândia, município localizado na microrregião de Itaparica, em Pernambuco, a 430 quilômetros da capital. O evento acontece no Parque de Exposições João Pernambuco. A programação termina no domingo (12).
publicado: 10/12/2010 16h33, última modificação: 06/10/2023 17h09

Começa, nesta sexta-feira (10), a segunda edição da Exposhow - Feira de Tecnologia da Agricultura Familiar em Petrolândia, município localizado na microrregião de Itaparica, em Pernambuco, a 430 quilômetros da capital. O evento acontece no Parque de Exposições João Pernambuco. A programação termina no domingo (12).

Com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE) e a empresa que realiza os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), foi montado um estande para os agricultores familiares dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica: Apolônio Sales, Barreiras Bloco 1 e 2, Icó-Mandantes e Manga de Baixo, onde serão expostos, além da produção convencional, a produção orgânica, segmento que vem crescendo nos Perímetros Irrigados. O objetivo é mostrar que o uso de adubos e defensivos naturais também permite a obtenção de uma produção de qualidade, preservando a saúde do agricultor e do consumidor final.

A exposição dos produtos do Sistema Itaparica tem a finalidade de proporcionar ao público a oportunidade de conferir de perto as experiências bem sucedidas dos pequenos agricultores reassentados, que tocam suas propriedades no molde familiar com utilização de tecnologias de irrigação, além de receber da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), por meio do convênio formado com a Chesf, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), os serviços de Operação e Manutenção (O&M) e drenagem.

O gestor dos contratos de Ater, Hugo Rocha, da Codevasf em Petrolina, reforça que a realização da Feira é importante para a agropecuária. "A agricultura familiar é um importante impulsionador da economia na região, uma vez os agricultores familiares são responsáveis por inúmeros empregos gerados no comércio e também pelos serviços prestados nas pequenas cidades. E este evento também possibilita o intercâmbio de tecnologias entre os produtores, consolidando o segmento em toda área de influência do município de Petrolândia”, explica.

Exposhow - Vários segmentos da agropecuária regional e expositores de animais vão se reunir no evento que também contará com palestras voltadas para os produtores da região. A expectativa é que a Feira movimente mais de R$ 150 mil em negócios durante os três dias da mostra.

Os organizadores adiantam que a Exposhow contará com mais de 300 animais que vão participar de desfiles e concursos leiteiros. Os campeões das raças vão concorrer a prêmios de até R$ 55 mil. A programação ainda conta com apresentações culturais e palestras sobre alimentação, manejo e sanidade animal, ministradas pelo Sebrae de Pernambuco, além de atrações musicais.