Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Agricultores familiares do semiárido alagoano receberão da Codevasf equipamentos e insumos
conteúdo

Notícias

Agricultores familiares do semiárido alagoano receberão da Codevasf equipamentos e insumos

Agricultores familiares de dez municípios do semiárido alagoano receberão da Codevasf máquinas, implementos e insumos que irão contribuir para ampliar sua produção agrícola e aprimorar sua atividade artesanal. A entrega dos equipamentos e implementos ocorrerá nesta sexta-feira, 14 de junho, às 14h, na praça central de São José da Tapera (AL).
publicado: 13/06/2013 11h57, última modificação: 06/10/2023 17h11

Agricultores familiares de dez municípios do semiárido alagoano receberão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) máquinas, implementos e insumos que irão contribuir para ampliar sua produção agrícola e aprimorar sua atividade artesanal. A entrega dos equipamentos e implementos ocorrerá nesta sexta-feira, 14 de junho, às 14h, na praça central de São José da Tapera (AL).

O investimento na aquisição do material totalizou R$ 750 mil, recursos oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. Serão beneficiados agricultores familiares dos municípios de Maravilha, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Ouro Branco e Canapi, todos integrantes do Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri).

Em São José da Tapera serão entregues ao Condri implementos agrícolas como ultrassom veterinário, grade aradora, trator e carreta agrícola, conjunto debulhador de cereais motor a diesel, conjunto ensiladeira/picadeira de forragens motor a diesel, entre outros. Além da agricultura familiar, os artesãos locais também serão beneficiados com o repasse de máquinas de costura industriais e máquinas de bordado profissionais.

Segundo o zootecnista da Codevasf Elias Kleiton, chefe substituto da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial e responsável por acompanhar o repasse dos equipamentos e implementos, a entrega do material irá fortalecer o artesanato local desses municípios, criando condições para seja inserido na economia real, e trará melhores condições de trabalho para os agricultores familiares do semiárido alagoano.

“Investir no artesanato significa estimular o regaste das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, onde o padrão de qualidade e capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste produto no mercado interno ou externo”, destaca.

Kleiton observa ainda que a região de atuação do Condri é composta, em sua maioria, por produtores e agricultores familiares, que trabalham com a agricultura e/ou pecuária, mas não têm condições econômicas de adquirir equipamentos, máquinas e implementos agrícolas, que facilitem os seus trabalhos diários e aumentem a produtividade. “Como consequência, os pequenos agricultores evitam plantar as áreas totais das propriedades ou até mesmo deixam de plantar, por receio de não conseguirem preparar o solo no período adequado”, explica.

A solenidade de entrega contará com a presença de dirigentes da Codevasf, parlamentares, prefeitos dos municípios beneficiados, do diretor presidente do Condri e prefeito de Poço das Trincheiras, José Gildo Rodrigues da Silva, de lideranças comunitárias e de agricultores.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/13-agricultores-familiares-do-semiarido-alagoano-receberao-equipamentos-e-insumos-da-codevasf.mp3