Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ações de infra-estrutura hídrica no Piauí
conteúdo

Notícias

Ações de infra-estrutura hídrica no Piauí

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apresentou durante o 1º Workshop “A Defesa Civil em Ação”, em Teresina (PI), as ações de infra-estrutura hídrica para o estado do Piauí
publicado: 09/07/2007 10h21, última modificação: 06/10/2023 17h08


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apresentou durante o 1º Workshop “A Defesa Civil em Ação”, em Teresina (PI), as ações de infra-estrutura hídrica para o estado do Piauí desenvolvidas pela Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, pela Codevasf e pelo Dnocs. O presidente da Codevasf Orlando Castro participou do evento.

Entre as obras e ações em andamento no Piauí, Geddel destacou a construção da adutora do Garrincho com 195 km de extensão e captação no açude Petrônio Portela, que beneficiará 61 mil habitantes. Além disso, será construído o sistema de obtenção de água subterrânea na região do cristalino do Piauí, por meio da implementação de 15 sistemas simplificados de abastecimento para a obtenção de água subterrânea, através da construção de poços profundos, em comunidades rurais carentes, na região do semi-árido do estado.

Também destacou a implantação de estruturas de controle de vazão em poços jorrantes no Vale do Gurguéia, que consiste na recuperação estrutural e implantação de estruturas de controle de vazão com instalação de registros e manômetros em 30 poços para evitar o desperdício de água subterrânea verificada há mais de 30 anos na região, beneficiando 500 famílias. O plano de interligação das bacias hidrográficas do Piauí na fronteira seca para, dentre outras ações, organizar a oferta de água na faixa cristalina e seca da região sudeste do Piauí foi outro destaque do encontro.