Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ações da Codevasf em Minas Gerais são destaque na Expô Janaúba 2013
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf em Minas Gerais são destaque na Expô Janaúba 2013

A Codevasf marca presença na 32ª Expô Janaúba 2013 - Exposição Agropecuária Regional de Janaúba, em Minas Gerais, que começa nesta quinta-feira (30) e vai até 9 de junho, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva. No evento, considerado um dos mais importantes da região, a empresa irá divulgar as principais ações desenvolvidas no Vale do São Francisco, com destaque para os investimentos em Minas Gerais.
publicado: 29/05/2013 15h17, última modificação: 06/10/2023 17h11

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marca presença na 32ª Expô Janaúba 2013 - Exposição Agropecuária Regional de Janaúba, em Minas Gerais, que começa nesta quinta-feira (30) e vai até 9 de junho, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva. No evento, considerado um dos mais importantes da região, a empresa irá divulgar as principais ações desenvolvidas no Vale do São Francisco, com destaque para os investimentos em Minas Gerais.

“O evento é uma das maiores mostras agropecuárias de Minas Gerais. A Codevasf tem participado como parceira desde a sua primeira edição, o que se repetirá agora em 2013, quando estaremos presentes com um estande mostrando as ações da empresa no Vale do São Francisco, notadamente em Minas Gerais”, afirma Aldimar Dimas Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Montes Claros.

No estande institucional, os visitantes poderão conhecer um pouco do trabalho da Codevasf nos diversos segmentos em que a empresa atua, como as ações de revitalização do rio São Francisco, o programa Água para Todos e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da aquicultura e da apicultura. Os perímetros de irrigação Lagoa Grande e Gorutuba, implantados pela Codevasf respectivamente nos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, também terão destaque no estande.

“A 32ª Expô Janaúba é o grande show da nossa produção e seus resultados. É o evento motriz, que eleva a autoestima da famílias norte-mineiras, sendo prestigiada por mais de 250 mil pessoas. E para elevar ainda mais nossa autoestima, será um prazer termos no evento a Codevasf, instituição preocupada em promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias do São Francisco e do Parnaíba, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social – e acima de tudo uma grande parceira”, diz José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, que realiza a Expô Janaúba.

Além de estandes para exposição de produtos e divulgação institucional, a programação do evento inclui exposição e leilão de animais, cavalgadas, shows musicais, cursos e rodeios, entre outras atrações.

Revitalização

Dentre os investimentos da Codevasf na região, destacam-se as ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, com a implantação de sistemas públicos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. O objetivo é aumentar a qualidade da água das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, erradicando focos poluidores.

Por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Codevasf investe, entre outras ações, na instalação de aterros sanitários e elaboração de projetos para manejo e disposição adequadas de resíduos, encerramento de lixões e aquisição de equipamentos para operação adequada de aterros.

Entre os aterros sanitários já implantados pela Codevasf está o de Janaúba (MG), que atende também ao município vizinho de Nova Porteirinha. O empreendimento teve sua operação e manutenção facilitadas com entrega, no último mês de abril, de um caminhão equipado com tanque efluente para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas, que opera o aterro há cerca de um ano.

Programa Água para Todos

Outra das ações realizadas pela Codevasf para a promoção de segurança hídrica é a de instalação de cisternas do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Estas cisternas possuem capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água da chuva, quantidade capaz de suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

Desde 2013 a Codevasf instalou em Minas Gerais 5,1 mil cisternas na área rural de 12 municípios. Outras 12 mil cisternas devem ser instaladas pela Codevasf no estado até o fim de 2014. Com o programa Água para Todos, a Companhia também planeja implantar em Minas Gerais 80 barreiros e 50 sistemas simplificados de abastecimento de água.
   
Arranjos Produtivos Locais

Reconhecendo a importância dos APLs para o desenvolvimento local, a Codevasf apoia ações nas áreas de apicultura e aquicultura na região. No segmento apícola, a Codevasf tem investido  nas ações de mobilização e capacitação de produtores, técnicos e estudantes e na implantação de apiários e unidades de produção, beneficiamento e capacitação. O objetivo é estruturar e dinamizar essa atividade econômica na região da Serra Geral. As ações já beneficiaram mais de 500 famílias de diversos municípios, dentre eles Janaúba e Nova Porteirinha.

Na área de aquicultura, a Codevasf mantém na região o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba (1ª/CIG), em Nova Porteirinha. No local, a empresa desenvolve ações de apoio ao APL de piscicultura por meio da oferta de assistência técnica e capacitação dos pescadores e produtores ribeirinhos para a gestão de projetos de piscicultura. A Companhia promove a propagação artificial de espécies nativas e exóticas – as primeiras de valor ecológico para a recomposição da ictiofauna, por meio de peixamentos em rios e reservatórios, e as exóticas de valor comercial para fomento à piscicultura.

A estruturação do APL de aquicultura no norte de Minas Gerais contempla a instalação e operação de unidades de capacitação em piscicultura em tanques-rede, no rio São Francisco e em reservatórios públicos. Esta iniciativa beneficia com trabalho e renda centenas de pescadores artesanais e pequenos e médios produtores da área.

Irrigação

Na região de Janaúba, destacam-se também os investimentos da Codevasf na área de irrigação. Localizado no município vizinho de Nova Porteirinha, o Perímetro Irrigado Gorutuba é o principal empreendimento. Com área total cultivada de 3.964 hectares, no local a produção total de alimentos, em 2012, foi de cerca de 59 mil toneladas, o que gerou um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 55,7 milhões. A estimativa de empregos gerados no perímetro em 2012 é de quase dez mil postos de trabalho. Há predominância da fruticultura, com destaque para o cultivo de bananas.

Também na região, encontra-se o perímetro irrigado Lagoa Grande. Em 2012, o VBP do empreendimento foi de R$ 17,8 milhões, resultado da produção de 18,9 mil toneladas de alimentos, em área total cultivada de 1.141 hectares. A estimativa de empregos gerados no local é de 2.853, entre diretos e indiretos. Nesse perímetro também predomina a fruticultura, com destaque para bananas.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/32-acoes-da-codevasf-em-minas-gerais-sao-destaque-na-expo-janauba-2013.mp3