Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Lula ressalta importância de projetos de irrigação por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Em visita a Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou sobre os anseios dos produtores dos Perímetros de Irrigação da Codevasf, por intermédio dos superintendentes regionais da Codevasf de Juazeiro e Petrolina, Alcides Modesto e Isabel Cristina, respectivamente. O presidente ouviu as reivindicações dos produtores dos Projetos Salitre e Pontal e destacou a sua importância para região.

Projeto Amanhã capacita 107 jovens em Minas Gerais por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Nos próximos dias, a Codevasf/Montes Claros (MG), por intermédio do Projeto Amanhã, estará concluindo o treinamento e a capacitação de 107 jovens, de 16 a 26 anos, em sete diferentes cursos profissionalizantes. Estão sendo capacitados jovens dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha, Bocaiúva e Pirapora. Os cursos oferecidos e ora em andamento são de informática, serigrafia, viveirista, horticultura, artesanato de cimento e fabricação de caixas para atendimento à fruticultura.

Preenchimento do Mapa do Conhecimento até 03 de março por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf inicia a implementação do Mapa do Conhecimento, parte integrante do módulo – projeto estratégico de gestão de pessoas, no âmbito do Realinhamento Estratégico da empresa. A iniciativa visa obter subsídios, por meio de aplicação de questionário, para os planos de valorização, desenvolvimento profissional e de carreiras dos servidores da empresa. O prazo para preenchimento e envio das informações termina no próximo dia 03 de março.

Frente parlamentar da fruticultura por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi lançada nessa quinta-feira (16/02), a Frente Parlamentar em Defesa da Fruticultura, no Congresso Nacional. Com 81 adesões, entre deputados e senadores, a coordenação é do deputado federal, Afonso Hamn (PP/RS). A idéia da Frente é de fomentar o crescimento na produção, exportação, geração de renda e emprego, além de trabalhar junto ao governo Federal, em busca de políticas públicas para o setor e de soluções para diminuir os impactos das barreiras fitossanitárias. A criação da Frente corresponde a uma reivindicação dos fruticultores e de órgãos representativos como o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).

Sistema Itaparica por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A adequação do modelo de gestão apropriado para os Perímetros de Irrigação do Sistema Itaparica será debatida pelo Presidente da Codevasf, Luís Carlos Everton de Farias, em sua visita à cidade de Paulo Afonso (BA), nesta sexta-feira (17), no Centro de Formação de Profissionais de Paulo Afonso (Escolinha da Chesf).

Consultores em organizações públicas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As apresentações das defesas de monografia do curso "MBA em Gestão Pública" superaram as expectativas. Com temas pertinentes à realidade da Codevasf, os alunos abordaram as principais questões que hoje envolvem as ações da Empresa. Durante dois dias, assuntos relacionados aos perímetros de irrigação, ao Projeto Amanhã, às parcerias público-privadas, entre outros, foram discutidos com detalhes e analisados pelos professores da USP.

por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09
Superintendente Geral do INAE aprova PLANAP por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O Planap, Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba, recebeu aprovação do ex-ministro e superintendente geral do INAE (Instituto Nacional de Altos Estudos), João Paulo dos Reis Velloso. A reunião aconteceu na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, e foi apresentado pelo presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Luiz Carlos Everton de Farias, acompanhado do prefeito de Parnaíba, José Hamilton (PTB).

Estudantes conhecem atuação da Codevasf em Montes Claros por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Trinta alunos do curso de engenharia agrícola e oito professores universitários visitaram, no ínicio da semana, a Superintendência Regional da Codevasf em Montes Claros (MG). O grupo faz parte de uma expedição cultural denominada “Bentivi”, cujo objetivo é promover a interação entre professores, profissionais e alunos da área de ciências agrárias com a problemática da agropecuária, suas particularidades e desafios, especialmente do produtor rural em diferentes regiões do país. Os alunos são das universidades paulistas ESALQ, USP e ETL de Santa Cruz, e ainda da PSUR, de Goiás, e UNIPAN, de Patos de Minas (MG).

Peixamento beneficia quilombolas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Garantir a pesca para 90 famílias que têm a atividade como única fonte de renda, é o objetivo maior da Codevasf - Sergipe, ao realizar no município de Amparo do São Francisco (SE), peixamento com 10 mil juvenis de tambaqui, em continuidade ao Projeto Lagoa Campinhos. O Projeto prevê o peixamento permanante da Lagoa, a cada 60 dias, quando são soltos peixes juvenis de 150 a 200g, que são pescados oportunamente pela comunidade. Para implantação do Projeto, a Codevasf forneceu à Associação dos Quilombolas da Lagoa Campinhos, 10 tanques-rede com berçários e 5.400 kg de ração, tendo o primeiro peixamento ocorrido em 22 de dezembro último

500 mil peixes por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Quinhentos mil peixes jovens com tamanho médio de 12 cm foram lançados no rio São Francisco por ocasião das homenagens em Piaçabuçu ao Bom Jesus dos Navegantes. Na ocasião, o secretário de agricultura, meio ambiente e pesca de Piaçabuçu, Gutenberg Costa Brêda, agradeceu ao superintendente da Codevasf em Alagoas pelo peixamento, cuja ação faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Mais escrituras para implantar Projeto Jequitaí por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf dá continuidade à implantação do Projeto Jequitaí (MG). Na última sexta-feira (10), a Companhia recebeu mais onze escrituras de propriedades situadas no perímetro de abrangência do projeto. Todas as áreas foram adquiridas através de acordo amigável, sem necessidade de desapropriação. Com as novas escrituras, são contabilizados 895,99 hectares e um total de 14 propriedades adquiridas pelo governo, que custaram até agora um montante de R$ 2, 6 milhões.

Cooperação traz israelense a Alagoas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Como resultado da cooperação entre Israel e Brasil, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o agrônomo israelense Roberto Nathan chega a Alagoas, onde permanecerá por mais de duas semanas prestando orientações na área de irrigação aos integrantes da cooperativa Pindorama, produtora de sucos, álcool, açúcar e derivados do coco.

Água para povoados de Porto da Folha (SE) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

No dia 11, foram inaugurados os sistemas de abastecimento de água nos povoados Oiteiro Alto e Cantagalo, no município de Porto da Folha, no sertão sergipano.O convênio, no valor total de R$ 3,9 milhões, vai beneficiar 6527 pessoas.

Adutora Sítio do Mato garante água para assentados por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Cerca de 2,4 mil famílias de assentados que vivem na região de Sítio do Mato (BA), contarão, em breve, com abastecimento d’água. Um convênio com este objetivo foi assinado ontem (09) entre a Prefeitura de Sítio de Mato (BA) e a Codevasf. O presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, e o superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, participaram da solenidade.

Vida para o São Francisco por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As ações de revitalização na cidade de Ibotirama (BA), representam qualidade de vida para a comunidade. A afirmativa é do próprio prefeito Wilson de Oliveira Leite (PRP), que veio à Codevasf acompanhado do prefeito de Muquem do São Francisco (BA), José Nicolau (PFL), para parabenizar a atuação da empresa na região. “Nunca na história do São Francisco presenciamos tantas medidas de impacto e o povo agradece", afirmou Wilson.

por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09
por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09
VIDA PARA O SÃO FRANCISCO por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As ações de revitalização na cidade de Ibotirama (BA), representam qualidade de vida para a comunidade. A afirmativa é do próprio prefeito Wilson de Oliveira Leite (PRP), que veio à Codevasf acompanhado do prefeito de Muquem do São Francisco (BA), José Nicolau (PFL), para parabenizar a atuação da empresa na região. “Nunca na história do São Francisco presenciamos tantas medidas de impacto e o povo agradece", afirmou Wilson.

Desova pioneira em Alagoas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf de Alagoas realizou pela primeira vez no baixo São Francisco a desova do surubim (Pseudoplatystoma coruscans). A reprodução aconteceu no final de janeiro de 2006, no laboratório da Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI), localizada no município alagoano de Porto Real do Colégio.