Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf apresenta ações desenvolvidas em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta ações desenvolvidas em Alagoas

Um café da manhã promovido pela Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas reuniu, na última segunda-feira (25), seis parlamentares da bancada federal alagoana no Congresso e a imprensa local com o objetivo de apresentar as ações da empresa no Estado, sobretudo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião também contou com a presença do diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Clementino Coelho, que representou o presidente Orlando Cezar da Costa Castro.
publicado: 27/05/2009 10h41, última modificação: 01/11/2022 14h11

Um café da manhã promovido pela Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas reuniu, na última segunda-feira (25), seis parlamentares da bancada federal alagoana no Congresso e a imprensa local com o objetivo de apresentar as ações da empresa no Estado, sobretudo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião também contou com a presença do diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Clementino Coelho, que representou o presidente Orlando Cezar da Costa Castro.

Na avaliação do superintendente regional da Companhia em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, essa aproximação é vital para o sucesso das ações da empresa. “A Codevasf precisa ter essa interlocução com a sociedade. Dialogar com a população por meio da imprensa é papel de todos os órgãos públicos. E dialogar com os representantes políticos dos alagoanos é um dever, não somente para termos capital político a ser usado nos projetos e programas da empresa, mas para que esses parceiros, os parlamentares, conheçam e se engajem nas ações em prol do desenvolvimento regional de Alagoas”, afirmou ao comemorar os resultados do evento.

Para o deputado federal Benedito de Lira (PP-AL), a ideia do café da manhã foi interessante para apresentar a importância da Codevasf para o desenvolvimento de Alagoas. “Esperaremos agora os efeitos positivos dos projetos apresentados, especialmente os de revitalização da bacia do rio São Francisco. A bancada alagoana no Congresso Nacional sempre foi atuante e unida e, agora, conhecendo mais as ações da Codevasf, deverá ampliar cada vez mais seu empenho nesse órgão que é fundamental para o desenvolvimento de nosso estado”, declarou.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL). “Faço das palavras de Benedito de Lira as minhas também. A bancada tem um compromisso com Alagoas e também deve desenvolver essa parceria com a Codevasf”, defendeu. Ele ainda destacou o respeito que a companhia detém em Alagoas e sua referência como agente de desenvolvimento regional.

O SEBRAE/AL, que desenvolve ações em parceria com a Codevasf no Estado, a exemplo do apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), também esteve presente no evento, representado pelo superintendente em Alagoas, Marcos Vieira. “Parabenizo a todos que fazem a Codevasf neste estado. A presença de 70% dos deputados federais alagoanos por si só já certifica a repercussão do trabalho da Companhia”, afirmou Vieira.

Já o deputado federal Francisco Tenório (PMN-AL) declarou “ser um entusiasta do trabalho da Codevasf há muito tempo”. Diante disso, ele afirmou sentir-se cômodo para cobrar o desenvolvimento de projetos de abastecimento d’água dos municípios alagoanos ribeirinhos do rio São Francisco que integram o Programa Água para Todos. “Em visita à Alagoas, o ministro Geddel Vieira Lima se comprometeu com esses projetos. Agora precisamos levá-los a frente”, disse.

O parlamentar ainda defendeu a ampliação da área de atuação da Codevasf em Alagoas dos atuais 49 municípios para todo o território. “Vamos estudar junto aos técnicos da Companhia como podemos apresentar esta proposta e trabalhar para levar a Codevasf para dar apoio ao desenvolvimento de todo estado”, concluiu Tenório.

Ainda estiveram presentes no café da manhã os deputados federais Joaquim Beltrão (PMDB-AL), Carlos Alberto Canuto (PMDB-AL) e Antônio Carlos Chamariz (PTB-AL). A Codevasf, por sua vez, foi representada também pelos gerentes e assessoras da Superintendência Regional de Alagoas.

Como parte do evento, houve ainda a exposição de produtos feitos por jovens atendidos pelo Projeto Amanhã em Alagoas, uma iniciativa que capacita filhos de agricultores para novas técnicas agropecuárias. A mostra contou com espaço para degustação de mel produzido por abelhas africanizadas nos cursos de apicultura e frutas dos cursos de fruticultura.