Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Proteção Ambiental em Alagoas
conteúdo

Notícias

Proteção Ambiental em Alagoas

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Marituba do Peixe se reuniu na Superintendência Regional da Codevasf em Penedo (AL) e elaborou um documento que solicita da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) a implementação dos programas previstos no Plano de Manejo da APA, aprovado em 2006 pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM).
publicado: 20/02/2009 11h36, última modificação: 01/11/2022 14h10

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Marituba do Peixe se reuniu na Superintendência Regional da Codevasf em Penedo (AL) e elaborou um documento que solicita da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) a implementação dos programas previstos no Plano de Manejo da APA, aprovado em 2006 pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM).

O plano foi elaborado com recursos da Codevasf por meio de convênio firmado com o Governo do Estado de Alagoas, Ministério da Integração Nacional (MI) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre as ações previstas, estão a de proteção do meio ambiente, monitoramento e fiscalização; sustentabilidade econômica; zoneamento ambiental, recuperação da vegetação nativa; educação ambiental e um Plano de recursos hídricos das bacias dos rios Piauí e Marituba.

A reunião foi presidida pelo superintendente de Meio Ambiente da SEMARH, Anivaldo de Miranda Pinto, e contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), prefeituras de Penedo e Piaçabuçu, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos naturais renováveis (IBAMA), Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Codevasf e presidentes de associações de pescadores e moradores da região.

Segundo o superintendente da SEMARH, o documento elaborado pelo Conselho Gestor e encaminhado à secretária de Meio Ambiente do governo do Alagoas  servirá de modelo para a secretaria elaborar, em conjunto com as entidades que formam o Conselho,  um plano de trabalho a ser implementado na APA do Marituba.