Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Amanhã promove curso na área de caprinocultura
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã promove curso na área de caprinocultura

No período de 14 a 18 de dezembro, a Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, realizou, no Centro de Capacitação da Codevasf de Bases Tecnológicas para o semi-árido – CEBATSA, na Bahia, mais um treinamento na área de caprinocultura para 22 participantes, entre técnicos da área de ciências agrárias, líderes comunitários e produtores rurais, de várias entidades e regiões
publicado: 23/12/2009 16h47, última modificação: 01/11/2022 14h12

No período de 14 a 18 de dezembro, a Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, realizou, no Centro de Capacitação da Codevasf de Bases Tecnológicas para o Semi-árido – CEBATSA, na Bahia, mais um treinamento em caprinocultura para 22 participantes, entre técnicos da área de ciências agrárias, líderes comunitários e produtores rurais, de várias entidades e regiões, como Feira de Santana, Pintadas, Governador Mangabeira, Baixa Grande, Rio Real, Rui Barbosa, Irara, Araci e Iambupi. O objetivo foi formar multiplicadores para disseminar as técnicas de produção, manejo e alimentação de caprinos em suas regiões de origem.

Durante o curso, que teve como lema “fazer, fazendo”, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas. Os próprios participantes processaram as forrageiras que servirão de alimentação para o rebanho no período seco, dentre eles o “silo rapadura” e o feno de mandioca brava. Os capacitandos aprenderam também a plantar e a cultivar a palma forrageira em sistema super adensado para alimentação do rebanho no período seco, em três diferentes sistemas: uma linha com 100 g/m linear de adubação com super simples, outra com 20 l/m linear de esterco de caprinos e outra sem nenhuma adubação. O objetivo é comparar a produtividade nas diferentes formas e demonstrar a viabilidade dos mesmos, sendo utilizados em torno de 50 mil raquetes de palma para plantio de uma área de um hectare, com espaçamento de dois metros entre linhas e dez cm entre plantas, para uma produtividade de 400 toneladas/ha/ano.


CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

O Projeto Amanhã é o programa social da Codevasf, cujo objetivo é a organização e a capacitação de jovens rurais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. No ano de 2009, o Projeto treinou diversos jovens e produtores de várias regiões nos cursos de produção de caprinos e convivência com o semi-árido, no CEBATSA. Sob a coordenação dos técnicos da Codevasf, Luiz Alberto Barbosa (chefe do Escritório) e José Humberto Oliveira Santos (coordenador regional do Projeto Amanhã em Irecê), o Centro capacitou, em 2009, mais de 300 jovens e produtores. O foco dos cursos tem sido as alternativas para alimentação e manejo animal adequado para a região.

As capacitações promovidas pelo Projeto Amanhã no Centro são um sucesso. Os participantes se deparam com as tecnologias demonstradas nos cursos para aproveitamento e diversificação da alimentação e manejo do rebanho na região de caatinga.

O Centro localiza-se no município de Sento-Sé, distante 100 km da cidade de Jussara, sob a coordenação da Escritório Regional da Codevasf em Irecê. Possui 300 ha divididos em piquetes com pastagens nativas e forrageiras adaptadas à região de caatinga, por exemplo, a palma forrageira, a mandioca brava e o pinhão manso, além de centenas de caprinos, que são utilizados nos cursos de capacitação para demonstração de manejo alimentar, produtivo e sanitário.