Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Amanhã do Assentamento Marrecas
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã do Assentamento Marrecas

Jovens do projeto Amanhã do Assentamento Marrecas, município de São João do Piauí, participaram da 59ª edição da Exposição Agropecuária do Estado do Piauí.
publicado: 17/12/2009 11h03, última modificação: 01/11/2022 14h11

Jovens do Projeto Amanhã do Assentamento Marrecas, no município de São João do Piauí, participaram da 59ª edição da Exposição Agropecuária do Estado do Piauí. Eles mostraram produtos da unidade de processamento de frutas recentemente inaugurada e que já possibilitou a inserção de vinte famílias de assentados, utilizando as frutas produzidas naquela comunidade na fabricação de doces, massas, compotas e geléias, tendo como carro chefe a uva de mesa, essa com grandes resultados produtivos.

Na feira, as jovens falaram sobre a experiência com a agroindústria, promoveram a degustação dos alimentos e destacaram a importância do trabalho da Codevasf no desenvolvimento das ações. O próximo passo para melhorar as atividades e agregar valor aos produtos está sendo a aquisição pela Codevasf de uma despolpadeira de frutas e a realização de capacitações com uma consultoria gastronômica no assentamento. Espera-se que até o final de 2010 mais de cinqüenta jovens e mulheres daquela comunidade estejam capacitados no processamento de frutas.

O evento aconteceu este mês e foi realizado pela Federação da Agricultura e Governo do Estado do Piauí, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Rural. Outro destaque importante na feira foi a presença da agricultura familiar em um pavilhão específico para o tema, contando com diversas experiências exitosas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas.