Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Piscicultura em Barreiras
conteúdo

Notícias

Piscicultura em Barreiras

A situação da piscicultura na região de Barreiras (BA) foi tema de reunião realizada na semana passada, no Escritório de Apoio da Codevasf de Barreiras. Durante a reunião também foram avaliadas as participações das empresas e entidades envolvidas e definidos os compromissos desses parceiros para o desenvolvimento da piscicultura da região.
publicado: 04/03/2009 08h51, última modificação: 01/11/2022 14h10

A situação da piscicultura na região de Barreiras (BA) foi tema de reunião realizada na semana passada, no Escritório de Apoio da Codevasf de Barreiras. Durante a reunião também foram avaliadas as participações das empresas e entidades envolvidas e definidos os compromissos desses parceiros para o desenvolvimento da piscicultura da região.

Participaram do evento representações expressivas da cadeia da piscicultura local, como Banco do Brasil, Cooperativa dos Piscicultores de Barreiras – COOPEIXE, Universidade Estadual da Bahia – UNEB, SEBRAE, Distrito de Irrigação de São Desidério-Barreiras Sul, equipe de assistência técnica-ATER, produtores e empresários.

O evento, promovido pela Codevasf e ATER, deu início ao planejamento das atividades para os anos de 2009 e 2010, cujas  propostas discutidas serão organizadas amanhã (04) em outra reunião, no escritório da ATER, em Barreiras.

A região de Barreiras é vista como promissor polo de produção de peixes, por suas características naturais de clima, solo, potencial hídrico, localização próxima a vários grandes centros consumidores, por ter vários elos da cadeia produtiva da piscicultura, como fornecedores de insumos, instituições de ensino, de capacitação e pesquisa, bancos, representações de produtores e piscicultores e demanda de mercado para peixe. Deve-se ressaltar também sua boa estrutura de estradas e aeroporto para escoamento da produção.

A Codevasf desenvolve na região a ação Estruturação e Dinamização de Arranjos Produtivos Locais em Espaços Sub-regionais - Nacional - AQUICULTURA, por meio da realização de trabalho de criação de peixes em tanques escavados, buscando obter dados de produção para subsidiar os produtores locais em seus criatórios de peixes; da construção e estruturação de Unidade de Beneficiamento de Peixes e da articulação para a formação da cadeia produtiva de peixes na região.

Durante o evento foi realizado o lançamento do Manual de Criação de Peixes em Tanques-rede desenvolvido pela Empresa. O Manual, que trata desse sistema de criação de peixes de forma simples e direta, servirá como apoio na orientação de produtores e piscicultores.