Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Perímetro Jaíba
conteúdo

Notícias

Perímetro Jaíba

“Qualquer ação em favor do Perímetro de Irrigação Jaíba tem que passar pela Codevasf. Por essa razão é que convidamos essa Empresa do Governo Federal a estar conosco na condição de membro do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação da Etapa II, do Jaíba”.
publicado: 22/12/2008 10h47, última modificação: 01/11/2022 14h10

“Qualquer ação em favor do Perímetro de Irrigação Jaíba tem que passar pela Codevasf. Por essa razão é que convidamos essa Empresa do Governo Federal a estar conosco na condição de membro do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação da Etapa II, do Jaíba”. Essas foram as palavras do produtor agrícola e também um dos idealizadores desse Distrito, Elias Teixeira, ao dar inicio à reunião, na semana passada, na sede da Pomar Brasil Agroindustrial, em Mocambinho, município de Jaíba (MG), para criação do Distrito de Irrigação de Irrigação da etapa II do Perímetro Jaíba.

Elias Teixeira, ao agradecer a presença de Anderson Chaves, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, enfatizou que a Codevasf, não só por ser detentora da outorga de água para todas as etapas, mas também pela sua experiência em administração de Perímetros Irrigados e, ainda, como responsável direta pela Etapa I e futuras Etapas III e IV, poderá criar um caminho de fácil relação entre todos os produtores, o que, na sua opinião, fortalecerá o empreendimento Jaíba. Ao finalizar o seu pronunciamento, Elias Teixeira fez questão de frisar a seriedade com que a Codevasf olha para as ações do Perímetro, pois foi o único órgão público a atender ao convite dos produtores da Etapa II daquele Perímetro, embora, segundo o produtor Elias Teixeira, essa etapa esteja sob a coordenação administrativa do Governo de Minas.

Para Victor Purri, representante da Pomar Brasil, a Codevasf tem que estar em todas as ações no Perímetro Jaíba, pois “nós precisamos do apoio de empresas comprometidas com este empreendimento. Temos certeza de que com a criação desse Distrito, vamos ter uma representação mais efetiva no Jaíba”. Foi o que afirmou Victor Purri. O presidente do Conselho de Administração, Clécio Bertoli,  disse "acreditar num trabalho envolvendo todos os órgãos de desenvolvimento para a arrancada definitiva do Jaíba, principalmente do Governo Federal, por meio da Codevasf".

O superintendente Anderson Chaves, ao agradecer o convite dos produtores, disse que a Codevasf, nos últimos anos, por determinação do Ministério da Integração Nacional, tem envidado todos os esforços no sentido revitalizar o Perímetro Jaíba. Citou como exemplo a recuperação de toda a infra-estrutura de uso comum e das estradas internas do Perímetro, construção de casas para o pequeno irrigante, Estações de Tratamento de Água e outras ações. O dirigente disse ainda que a Empresa continuará dando todo o apoio necessário ao desenvolvimento daquele Perímetro e que a intenção é sempre trabalhar em parceria com os produtores.