Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf entrega escavadeira hidráulica em Itiúba, Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega escavadeira hidráulica em Itiúba, Alagoas

Os agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado de Itiúba, situado no município de Porto Real do Colégio (AL), contam agora com um equipamento de última geração para manutenção dos canais de drenagem. Trata-se de uma escavadeira hidráulica. O equipamento possui tecnologia inglesa e motor japonês.
publicado: 03/02/2010 14h41, última modificação: 01/11/2022 14h12

Os agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado de Itiúba, situado no município de Porto Real do Colégio (AL), contam agora com um equipamento de última geração para manutenção dos canais de drenagem. Trata-se de uma escavadeira hidráulica. O equipamento possui tecnologia inglesa e motor japonês. Está equipado com controle automático, painel digital, cabine com ar condicionado e proteção de esteira contra descarrilamento. O investimento da Codevasf para aquisição da máquina foi da ordem de meio milhão de reais.

O superintendente regional da Companhia, Antônio Nélson de Azevedo, fez a entrega da escavadeira em cerimônia realizada no povoado Carnaíbas, em Porto Real do Colégio. O evento contou com a presença do governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, entre outras autoridades, como lideranças políticas, prefeitos, secretários de Estado e municipais; líderes comunitários e de agricultores, presidentes de associações de produtores e técnicos da Codevasf.

“Esse é um grande investimento no perímetro. Nós, agricultores de Itiúba, queremos ver esse projeto de irrigação cada vez melhor e contamos com a Codevasf para isso”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Distrito Irrigado do Perímetro de Itiúba (Dipi), Itamar Rosa dos Santos, também irrigante do perímetro da Codevasf. Ele ainda acrescentou que conta também com o apoio do Governo do Estado para o aumento na produtividade do arroz com a distribuição de sementes selecionadas como ocorreu no ano passado.

Já o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, reforçou o compromisso da Companhia com os irrigantes do Perímetro de Itiúba. “Nós sabemos da luta diária dos agricultores para melhoria da infraestrutura do perímetro. Para isso, a Codevasf está colocando todo seu corpo técnico na busca por aperfeiçoar a estrutura existente”, declarou. Ele ainda afirmou que em 2010 a Codevasf pretende ampliar os investimentos na infraestrutura dos perímetros públicos de irrigação mantidos pela Companhia em Alagoas. Na oportunidade, ele também anunciou que a Codevasf está trabalhando para melhoria da estação de bombeamento, que retira água do rio São Francisco para irrigar os lotes do Perímetro de Itiúba.

O governador de Alagoas destacou a atuação da Codevasf no estado na promoção do desenvolvimento regional dos 49 municípios que integram do vale do São Francisco alagoano. “A Codevasf em Alagoas vive hoje um momento dinâmico. Os investimentos nos perímetros públicos irrigados demonstram isso. A Companhia está presente em diversos municípios de nosso estado levando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento, como esgotamento sanitário, água tratada, estradas”, afirmou.

O governador parabenizou a Companhia pelos resultados alcançados na revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e reafirmou o Governo do Estado como grande parceiro estratégico, a exemplo da distribuição de sementes de arroz selecionadas. “Em 2010, somente para os perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas, deveremos distribuir cerca de 200 kg de sementes”, afirmou.