Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Inauguração do Ceraqua/Parnaíba
conteúdo

Notícias

Inauguração do Ceraqua/Parnaíba

Será inaugurado, no próximo dia 23, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros – Ceraqua/PHB, no município de Parnaíba (PI). O empreendimento terá fundamental importância para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, transferência de tecnologia, produção e extensão em aquicultura e gestão de recursos pesqueiros no vale do Parnaíba
publicado: 18/03/2010 13h53, última modificação: 01/11/2022 14h12

Será inaugurado, no próximo dia 23, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros – Ceraqua/PHB, no município de Parnaíba (PI). O empreendimento terá fundamental importância para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, transferência de tecnologia, produção e extensão em aquicultura e gestão de recursos pesqueiros no vale do Parnaíba.

O Centro dispõe de laboratórios especializados na realização de pesquisas e produção nas áreas de aquicultura, recursos pesqueiros, nutrição, bromatologia, ictiopatologia, genética, limniologia e biotecnologia, contando ainda com estruturas de apoio, como alojamento para pesquisadores e visitantes, refeitório, auditório, salas de treinamento e viveiros para produção e pesquisa.

Além do Ceraqua/PHB, serão inaugurados o Laboratório de Pesquisas da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Parnaíba e do Entreposto Pesqueiro de Parnaíba. Os empreendimentos resultam de parcerias, levadas a efeito na forma de convênios, respectivamente entre a Codevasf e o governo do estado do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e a Prefeitura Municipal de Parnaíba. O recurso total investido nas obras é da ordem de R$ 6 milhões de reais, aplicados pela Codevasf e demais parceiros.

Para a série de inaugurações está prevista a a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin; governador do Piauí, Wellington Dias; presidente da Codevasf, Orlando Castro; diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Ricardo Luiz dos Santos; superintendente regional da Codevasf em Teresina, Guilherme Almeida; gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kenia Marcelino; diretor-executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França, e o chefe da UEP da Embrapa Meio Norte em Parnaíba, Humberto Umbelino de Sousa.

AQUICULTURA EM DISCUSSÃO

A inauguração do Ceraqua/PHB e demais empreendimentos faz parte da programação do seminário “Potencial e Perspectivas de Investimentos em Aquicultura no Piauí”, que acontecerá no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, nos dias 23 e 24 deste mês. O evento resulta de parceria entre governo do Estado do Piauí, Prefeitura Parnaíba, Codevasf, Banco do Nordeste, Embrapa, Sebrae, Senar e Associação dos Piscicultores do Piauí.