Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura
conteúdo

Notícias

I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura

Os apicultores do Nordeste participam do I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e Feira da Cadeia Apícola, que está sendo realizado no Othon Palace Hotel, em Salvador, de 4 a 6 de novembro. O evento objetiva integrar e divulgar projetos e ações de apicultura desenvolvidos no Nordeste.
publicado: 05/11/2009 15h58, última modificação: 01/11/2022 14h11

Os apicultores do Nordeste participam do I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e Feira da Cadeia Apícola, que está sendo realizado no Othon Palace Hotel, em Salvador, de 4 a 6 de novembro. O evento objetiva integrar e divulgar projetos e ações de apicultura desenvolvidos no Nordeste.

A Codevasf atua diretamente no apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de apicultura nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí, por meio do fornecimento de materiais e equipamentos apícolas, capacitações, construção de casas e entrepostos de mel, apoio à comercialização, desenvolvimento de tecnologias, entre outros. Tal apoio justifica-se pelo destaque da apicultura nordestina no cenário mundial/nacional devido à produção de mel e produtos apícolas com diferentes características e qualidade orgânica e pela articulação e envolvimento dos apicultores e parceiros no APL.

Produtores das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba participam do evento, além de técnicos da Codevasf e de diversas instituições. Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, “o evento é uma grande oportunidade para os produtores e técnicos trocarem experiências e discutirem as estratégias para estruturação da cadeia produtiva da apicultura no Nordeste brasileiro”.

Além da participação institucional e do apoio aos produtores, o chefe da Unidade de Arranjos Produtivos da Superintendência Regional da Codevasf em Sergipe, Ronaldo Fernandes, apresentou o trabalho intitulado“Rede de sementes florestais nativas para recuperação do pasto apícola do baixo São Francisco – Projeto Doces Matas”. A análise reporta ações da Codevasf na promoção do desenvolvimento sustentável da apicultura, por meio da recuperação de áreas florestais degradadas, utilizando recursos dos programas de apoio aos APLs, Projeto Amanhã e Revitalização do Rio São Francisco.