Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Água

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, criado pelas Nações Unidas para conscientizar sobre a importância para humanidade do acesso à água potável e de seu uso de forma prudente. Considerando os recursos hídricos como base do trabalho da empresa, o presidente da Codevasf, Orlando Castro, nesta entrevista avalia o papel da empresa em relação ao uso da água de forma racional e sustentável, destacando as ações de revitalização das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba
publicado: 23/03/2009 11h42, última modificação: 01/11/2022 14h10

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, criado pelas Nações Unidas para conscientizar sobre a importância para a humanidade do acesso à água potável e de seu uso de forma prudente. Considerando os recursos hídricos como base do trabalho da empresa, o presidente da Codevasf, Orlando Castro, nesta entrevista avalia o papel da empresa em relação ao uso da água de forma racional e sustentável, destacando as ações de revitalização das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba.


Como avalia o papel da Codevasf como empresa que tem uma atuação ligada diretamente ao uso da água de forma sustentável?

ORLANDO CASTRO - Como empresa pública ligada ao desenvolvimento regional, a Codevasf desempenha um papel fundamental em sua área de atuação. Em relação ao uso da água de forma sustentável, a empresa, por meio de suas diversas ações, contribui para transformar esse uso em mecanismo de desenvolvimento, como por exemplo na implantação de perímetros irrigados. Além disso, a empresa destaca-se no trabalho de desenvolver ações sócioeducativas e implantar programas de saneamento nas cidades ribeirinhas. Com esse tipo de iniciativa, a Codevasf ajuda a preservar os recursos hídricos na região.


Uma das ações da Codevasf atualmente em destaque é a revitalização das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. Qual o atual estágio desse trabalho?

ORLANDO CASTRO - Atualmente, uma das principais ações da Codevasf é a revitalização das bacias hidrograficas do São Francisco e do Parnaíba. Acredito que estamos cumprindo rigorosamente o que foi planejado em 2007, quando assumimos, por meio do Ministério da Integração Nacional, a execução dessas ações. Já estamos com mais de 60% das obras de saneamento em curso e até o segundo semestre de 2009 todas as 198 obras programadas estarão em plena execução. Na área de processos erosivos, temos a mesma perspectiva. Vale destacar que, em 2009, vamos iniciar a segunda etapa da revitalização da hidrovia do São Francisco, dando continuidade à recuperação das matas ciliares, dando ênfase ao trabalho de dragagem para tornar o rio navegável no trecho  entre as cidades de Ibotirama e Juazeiro, na Bahia.


Considerando a Codevasf ligada à questão do uso racional e sustentável da água, qual a sua opinião sobre a contribuição da empresa para as gerações futuras?

ORLANDO CASTRO - Como já dissemos, acredito que o papel da Codevasf, referindo-se à sua área de influência, é fundamental para disseminar a importância do uso racional e sustentável deste bem natural que é a água. Para isso, a Codevasf vem trabalhando intensamente para revitalizar as bacias do São Francisco e do Parnaíba, passando pelas ações de saneamento, preservação das margens e nascentes, bem como na promoção de seminários e palestras para que a população da região tenha consciência de que precisamos preservar os recursos hídricos. A Codevasf está desempenhando um papel importante nessa perspectiva, levando principalmente a educação ambiental às populações ribeirinhas e promovendo ações para que a água seja usada de forma sustentável em nossos perímetros de irrigação, motivo pelo qual estamos modernizando a infraestrutura para que cada vez mais possamos utilizá-la de forma racional, evitando o seu desperdício.