Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Curso de biossegurança em Alagoas
conteúdo

Notícias

Curso de biossegurança em Alagoas

Foi realizado, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua/SF, o curso de Biossegurança em Laboratório. O evento faz parte das metas do Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Codevasf com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que tem por objeto desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de aquicultura, recursos pesqueiros, meio ambiente e biotecnologia dos cursos de unidades acadêmicas da UFAL.
publicado: 25/03/2009 16h29, última modificação: 01/11/2022 14h10

Foi realizado, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do São Francisco – Ceraqua/SF, o curso de Biossegurança em Laboratório. O evento faz parte das metas do Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Codevasf com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que tem por objeto desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de aquicultura, recursos pesqueiros, meio ambiente e biotecnologia dos cursos de unidades acadêmicas da UFAL.

Ministrado pelos professores doutores Emerson Carlos Soares, Denise Pinheiro, Themis de Jesus Silva e pela química Nadjane Leite dos Santos, da UFAL, o curso teve como finalidade apresentar as diretrizes e normas para manipulação de reagentes tóxicos na análise química e bromatológica; armazenamento e transporte dos reagentes no laboratório; manipulação e descarte de material contaminante e genético, utilizado tanto em pesquisa quanto em aquicultura. Os conhecimentos aplicados serviram para conscientizar trabalhadores e estudantes que deverão desenvolver trabalhos laboratoriais com segurança e prevenção de acidentes.

Durante a abertura do curso, foi feito o lançamento do Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede, pelo engº de pesca Alexandre Delgado. O evento contou com a presença do subsecretário de Agricultura do Estado de Alagoas, José Marinho; chefe do Sebrae, Liza Mirella; representante da Comissão de Piscicultura da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária – CNA, Murilo Rezende, além de representantes da UFRPE, UFAL, indústria de pescado Unipeixe, Superintendências Regionais da Codevasf de Alagoas e Sergipe, Câmara Setorial de Aquicultura do Baixo São Francisco, estudantes e produtores.

Participaram do curso, engenheiros de pesca da Codevasf de Alagoas e Sergipe, técnico da Indústria de Beneficiamento de Pescado de Propriá - Unipeixe, estudantes da UFAL e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

No Ceraqua/SF, foram instalados pela Codevasf, com equipamentos de última geração, laboratórios de biotecnologia, liminologia, nutrição e bromatologia, os quais vem sendo utilizados por técnicos da Companhia, professores e alunos da UFAL e pesquisadores da Embrapa, na geração de tecnologia em benefício da cadeia produtiva da aquicultura.