Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > BioFach/Exposustentat América Latina 2008
conteúdo

Notícias

BioFach/Exposustentat América Latina 2008

A Codevasf marcou presença na BioFach/Exposustentat América Latina 2008, em São Paulo, de 23 a 25 de outubro.
publicado: 25/11/2008 14h35, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf marcou presença na BioFach/Exposustentat América Latina 2008, em São Paulo, de 23 a 25 de outubro. O evento é considerado a maior feira de produtos orgânicos e sustentáveis do continente latino-americano. Produtores de empreendimentos apoiados pela Companhia ficaram entusiasmados com a participação, ocasião em que puderam divulgar uma série de produtos confeccionados por associações, tais como: mel, artesanato, doces, cosméticos e outros.

A exposição aconteceu no espaço Sala Caatinga Cerrado que é uma ação da Iniciativa Caatinga Cerrado Comunidades Eco-produtivas, espaço de articulação das redes e empreendimentos da Agricultura Familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, uma ação permanente de apoio a empreendimentos produtivos nos dois biomas. Tem como parceiros: MDA, MMA, MI, Codevasf, DED, GTZ, IICA e Konrad Adenauer. A Iniciativa tem como objetivo geral aumentar o acesso a mercados dos empreendimentos que comercializam produtos da sociobiodiversidade dos Biomas Caatinga e Cerrado

A Gerência de Desenvolvimento Territorial, da Área de Revitalização, considera esse evento uma ação complementar àquelas em andamento nos territórios dos vales do São Francisco e Parnaíba e implementadas pelas Superintendências Regionais, no apoio a estruturação de arranjos produtivos e capacitação da juventude rural.

O principal objetivo da exposição foi promover produtos, organizações, iniciativas e projetos comprometidos com a sustentabilidade social e ambiental. No caso dos produtores apoiados pela Codevasf, que participaram do evento, o resultado foi positivo, pois, além de exporem seus trabalhos, estabeleceram contatos e parcerias, gerando oportunidades de negócios com empresas e visitantes.

As potencialidades dos produtores na área de atuação da Codevasf foram representadas por duas associações, que montaram uma verdadeira vitrine do que está sendo produzido na região, de acordo com princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Compareceram ao evento a Associação dos Artesãos de Pitombeiras – Salgueiro/PE com a mostra de artesanato proveniente da palha da bananeira (bolsa, suplá, jogo americano) e utilização de técnicas tradicionais repassadas de geração a geração; e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Riacho D’Antas – Montes Claros/MG que realiza trabalho com a comunidade no aproveitamento do coco macaúba para a produção de cosméticos (sabonete, shampoo, óleos), beneficiando 240 famílias.